Jogos versão PAL : optimização e diferenças?

Partilha os teus jogos preferidos, noticias, reviews...
Stephen Falken
Ranking: "Retro Maníaco"
Registado: 10 nov 2014, 18:19
Contacto:
Status: Desligado

Jogos versão PAL : optimização e diferenças?

Mensagempor Stephen Falken » 31 ago 2016, 12:30

Ultimamente tenho andado a debruçar-me um pouco mais sobre este tópico, do qual sempre mantive algumas dúvidas. :?

Quais os jogos para o Amiga, que na sua versão PAL, ficavam em ecrã completo? :?:

Muitos jogos "PAL" apresentavam o formato wide-screen num ecrã 4:3 e claramente só se conseguia restituir a proporção correcta da imagem de duas maneiras, manipulando a geometria do ecrã nos televisores/monitores que o permitiam ou então forçando o modo NTSC, o que até trazia o benefício de um aumento de velocidade da animação. ;)

Tenho lido que isso se devia ao facto de muitos jogos usarem a resolução de 320*200 e , por outro lado, como muitos jogos PAL também estavam previstos serem lançados nos países de norma NTSC, a imagem ficaria mais completa como seria de esperar.

É claro que o efeito colateral negativo para nós europeus era o que referi em cima. :x

Para um pouco mais de insight sobre este tema, até de um ponto de vista histórico, podem consultar o seguinte tópico e visualizar os vídeos que indiquei, se aguentarem o palavreado repetitivo do autor, logo vão perceber porquê... :lol:

https://amigalove.com/viewtopic.php?f=8&p=98

https://www.youtube.com/watch?v=HSujirmsrzQ

https://www.youtube.com/watch?v=D5hiwB7lzk8

Mas existiam jogos PAL optimizados, que preenchiam o ecrã na sua totalidade e corriam a 25/50 fps.

Encontrei recentemente a seguinte lista, mas que ainda me levantou mais outras dúvidas:

http://eab.abime.net/showthread.php?t=80207

Passo a explicar, é que além da optimização para PAL, leio frequentemente que alguns jogos como o Battle Squadron, tiveram uma versão PAL , optimizada mas também refeita para 320*256, de maneira que a torna (alegadamente) tecnicamente superior à versão NTSC...
Em que aspectos, é que não consigo perceber. Área de jogo maior? Sprites e backgrounds mais detalhados? Outras cores?

Fui pesquisar no site do hall of light e verifico que houve uma versão PAL distribuída na Europa pela 'Electronic Zoo'.
Será essa a versão diferente da distribuída pela 'Innerprise' a nível global?

http://hol.abime.net/72

Mas onde se encontra a imagem dessa versão? E será que existe em adf?

No arquivo do TOSEC não aparece nada.

Alguém consegue confirmar esta história, ou sabe de algum outro exemplo semelhante?

Por outro lado, fiquei algo confuso porque é indicado que o Shadow of the Beast corre em full-screen mas eu só consigo forçando o modo NTSC. :?:
Existe alguma versão PAL optimizada do SOTB?

madcap
Ranking: "Retro God"
Registado: 29 out 2014, 23:07
Contacto:

Re: Jogos versão PAL : optmização e diferenças?

Mensagempor madcap » 31 ago 2016, 15:35

Ora aqui está um tema que me interessa.

Nunca consegui encontrar informação decente sobre este tópico e agora vejo que não sou o único.

Os modos gráficos do Amiga são uma confusão e, para complicar, ainda temos as várias versões (OCS, ECS, AGA), cada um com os seus modos.

Os vídeos que apresentaste são demasiado longos. Se tivesse tempo livre, provavelmente iria vê-los com a atenção que merecem. Alguém quer fazer um resumo? :lol:

Se descobrires mais alguma coisa avisa ;)

Stephen Falken
Contacto:

Mensagempor Stephen Falken » 31 ago 2016, 17:01

Basicamente, o que se houve mais nos videos é "No, you are doing it wrong, You think you are doing it right, but you're not. You are doing it wrong. Even those who think are doing it right are wrong, and that's because you are getting all wrong." :shock: :lol:

E a culpa é do Dan Silva e do seu Deluxe Paint que desenha as circunferências ovais em vez de circulares...! :lol:

E que devíamos usar o Degrader para corrigir as coisas. :idea:

Respostas pessoais em tom irónico, jocoso e ofensivo a alguns webmasters, artistas gráficos, etc, etc. :roll:

O Emulador WinUAE não apresenta as coisas bem e está a enganar-nos. :geek:

Mas aconselho vivamente a dispenderem algum tempo a reflectir sobre as observações que são feitas acerca do tema resoluções versus aspect ratios.

Em relação ao Battle Squadron encontrei umas coisas nestas páginas:

http://amiga.lychesis.net/game/BattleSquadron.html

https://cope-com.com/battlesquadron/

Na primeira é feita a tal referência que tenho lido nos fóruns, que o jogo tem a tal "special full screen PAL version (256 pixels tall)" e na segunda estão uns videos longplay de comparação entre a versão PAL e NTSC.

Realmente a versão PAL parece ter uma área de jogo maior!

É como mencionaste, os modos gráficos do Amiga geram muita confusão. :?

Ainda existem outros casos em que se misturam resoluções que não são todas apropriadas para uma só norma de vídeo, como por exemplo o Super Hang On que tem o ecrã de carregamento optimizado para PAL, mas a resolução do jogo em si é adequada para NTSC. :?

Stephen Falken
Contacto:

Mensagempor Stephen Falken » 31 ago 2016, 23:24

And the plot thickens...

Tenho andado a pesquisar um pouco mais fundo e li coisas ligadas à existência da resolução de 320*200 que se prendem desde razões físicas (a carcaça plástica de certos monitores que tapava mesmo alguma área do ecrã CRT ao ponto de encobrir algumas das 240 linhas visíveis, por exemplo) até questões de performance do hardware (maior rapidez no desempenho/uso de menos memória), o que até faz sentido.

Por outro lado, o facto de se usar uma resolução de 320*200 num ambiente visual de 4/3 leva naturalmente a que os utlizadores tentem compensar a área não usada esticando a imagem, o que já seria levado em conta por alguns programadores, que tomavam a liberdade de corrigir os gráficos de maneira a não ficarem distorcidos.

Mas nem todos o fariam, o que prova que existem jogos feitos que, mesmo num display NTSC, 4/3, a utilizar uma resolução de 320*200 foram intencionalmente produzidos com um aspect ratio de 8/5 ou 16/10...

Portanto, eu diria que cada caso é um caso a analisar, se bem que olhar para as imagens nas caixas dos jogos do Amiga já dê uma grande pista acerca da maneira como queriam que o jogo fosse visto pelo jogador.

Do ponto de vista mais técnico existem diversas opiniões acerca de se manter ou não os pixéis "quadrados" ou se alguns monitores já procediam à correcção automática da imagem, preenchendo os cantos e alterando, ou não, a proporção desejada pelos programadores.

E mesmo assim, existem jogos PAL, que anunciavam o formato 4/3, ecrã completo, mas que não o são, e na prática são impossíveis de forçar o modo NTSC, ou nem sequer tiveram edição NTSC. Se não estou enganado é o caso do Bio Challenge.

Immortal
Site Admin
Registado: 29 out 2014, 18:52
Contacto:

Re: Jogos versão PAL : optimização e diferenças?

Mensagempor Immortal » 31 ago 2016, 23:36

Realmente a questão das resoluções no amiga é uma enorme confusão, mas relativamente a jogos que ocupem a area total do ecrã, lembro-me assim de repente do Sensible Soccer, Cannon fodder, Project-X ;)

Quando tiver oportunidade vejo os videos com atenção, obrigado pela partilha Stephen ;)

madcap
Ranking: "Retro God"
Registado: 29 out 2014, 23:07
Contacto:

Mensagempor madcap » 31 ago 2016, 23:58

Acabei por ver o 1.º vídeo na totalidade e metade do 2.º :?

Talvez por uma questão de hábito, não me choque muito ver jogos que não ocupem o ecrã totalmente.
O que realmente me está a fazer comichão é a diferença a nível de velocidades entre os modos NTSC e PAL. Sempre achei o PAL superior por ter mais densidade de pixéis no eixo vertical mas a rapidez do NTSC, que eu pensava que não fazia diferença, deixou-me água na boca.

Em relação ao Deluxe Paint fazer circunferências ovais (!), acredito que o autor pretendesse mesmo que as pessoas tivessem os monitores afinados de outra forma (mesmo os ícones dentro do programa me parecem achatados). Mas o que aconteceu foi que os artistas tinham o Deluxe Paint a ocupar o ecrã todo e acabaram por compensar essa "desporporcionalidade" à mão (e bem, claro).

Penso que toda esta controvérsia não existiria se os jogos de Amiga tivessem versões PAL e NTSC distintas, tal como acontece nas consolas. Se o hardware é diferente, o software também devia ter essa diferença em conta ;)

Immortal
Site Admin
Contacto:

Mensagempor Immortal » 01 set 2016, 00:02

Para além das resoluções serem diferentes de jogo para jogo, certo número de titulos forçava o modo 60hz que acelerava a framerate e causava "flickering" nos monitores.

Back in the day, eu tinha uma disquete que se colocava antes de um jogo, que forçava o modo 60hz em todos os jogos.
Basicamente aquilo executava uns comandos e forçava o reset, depois ao voltar à imagem do kickstart, a imagem estava a 60hz.

Stephen Falken
Contacto:

Mensagempor Stephen Falken » 01 set 2016, 00:14

Sim, a questão da velocidade da animação entre o PAL e NTSC é pertinente e faz alguma diferença.

Side note:

Só sei de uns 2 casos de jogos em que foi feita uma optimização entre as duas normas que não causa diferenças na velocidade do jogo, mas não são no Amiga, são na playstation, e suspeito que devem ter recorrido à técnica de dessincronizar o refresh-rate do jogo com a sincronização vertical do ecrã.
Esse tipo de optimização é chamado de two-stage, em que não só o aspect ratio é idêntico mas a velocidade da animação também, independentemente da versão ser PAL ou NTSC, o que não acontece em regra.

Se experimentares alguns jogos PAL do Amiga forçados em NTSC vais notar uma melhoria na animação e consequentemente na jogabilidade.
Num Amiga 500 PAL, até o Workbench 1.3 fica melhor em NTSC do que em PAL!
A questão das diferenças entre o PAL e NTSC pode parecer uma coisa insignificante, mas o facto de alguns videojogos icónicos terem sido produzidos de raíz em terras NTSC - América e Japão - fez com que o sistema PAL fosse considerado uma modalidade inferior, sobretudo para títulos de acção. Ou, se calhar, que até nem fosse considerado!
(Inversamente, jogos de reflexão, com imagens estáticas ou de acção mais lenta são muito mais agradáveis de ver e jogar num sistema PAL justamente pela melhor definição que referiste.)
Aliás, o mercado europeu de videojogos foi durante muitos anos uma verdadeira anedota no que diz respeito às conversões NTSC para PAL, e só houve uma mudança real a partir da Saturn/PSX quando começaram a surgir as versões PAL de alguns jogos em full screen/full frame.
Até essa altura, muitos jogos PAL eram apenas um abuso de linguagem, uma estratégia de marketing para aumentar os lucros com as vendas de software claramente inferior na experiência que proporcionavam ao jogador. Nesse sentido, muitos jogos PAL não o são realmente, são apenas versões NTSC tornadas PAL-compatíveis.
Talvez por isso, nós jogadores europeus, tenhamos ainda muita sensibilidade para notar as diferenças na suavidade e rapidez da animação quando fazemos uma comparação entre um mesmo jogo a funcionar nas duas normas de vídeo.

@Immortal:

Eu tenho uma disquette assim, com o programa '60Hz Emulator', que se carrega antes de qualquer jogo para fazer a alteração. Mas o 'Degrader' tem mais compatibilidade, além de ter outras opções interessantes.
O fenómeno de flickering se for muito intenso não é bom para os olhos e pode dar dores de cabeça pelo que não é aconselhável olhar para um ecrã assim.

pedroduarte0
Registado: 21 jun 2015, 09:08
Contacto:

Mensagempor pedroduarte0 » 01 set 2016, 08:49

Immortal Escreveu:Para além das resoluções serem diferentes de jogo para jogo, certo número de titulos forçava o modo 60hz que acelerava a framerate e causava "flickering" nos monitores.

Hmm... O que pretendes dizer com "flickering"? Uma transição momentânea em que o monitor tenha apanhar o sincronismo do sinal de vídeo e parece-se "passar"?

Ou o piscar constante da imagem? Acredito que te referes à primeira opção. "Flickering" é o termo para o piscar da imagem.
Quanto maior for a frequência de refrescamento vertical, menor é o flickering. Assim, 60Hz resulta numa imagem muito mais "estável", agradável à vista e ao cérebro do que 50Hz. Basta prestar atenção à imagem (coloquem um fundo o mais claro possível, desenhem um fundo branco do DPaint ou PPaint, usem o workebench com uma cor de fundo branca ou até o cinzento claro por omissão, maximizem qualquer coisas clara, etc) quando passa de 50Hz para 60Hz.

Immortal
Site Admin
Contacto:

Mensagempor Immortal » 01 set 2016, 09:11

pedroduarte0 Escreveu:Hmm... O que pretendes dizer com "flickering"? Uma transição momentânea em que o monitor tenha apanhar o sincronismo do sinal de vídeo e parece-se "passar"?

Ou o piscar constante da imagem? Acredito que te referes à primeira opção. "Flickering" é o termo para o piscar da imagem.
Quanto maior for a frequência de refrescamento vertical, menor é o flickering. Assim, 60Hz resulta numa imagem muito mais "estável", agradável à vista e ao cérebro do que 50Hz. Basta prestar atenção à imagem (coloquem um fundo o mais claro possível, desenhem um fundo branco do DPaint ou PPaint, usem o workebench com uma cor de fundo branca ou até o cinzento claro por omissão, maximizem qualquer coisas clara, etc) quando passa de 50Hz para 60Hz.

Estava a referir-me precisamente ao piscar constante da imagem, o 60hz forçava o chamado modo interlaced, bonito de ser ver, mas nada "meigo" para os olhos.

O melhor exemplo que posso dar desta situação, são as resoluções do amigaos, por exemplo o 3.1 trabalha nativamente a 640x256 px, mas o 3.9 por defeito está a 640 x 512, resolução que provoca flickering no ecrã do monitor e que só se resolve adquirindo um scandoubler.

Voltar para “JOGOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante