The Rubber Keyed Wonder – Documentário sobre o Zx Spectrum, em campanha no kickstarter!

The Rubber Keyed Wonder

The Rubber Keyed Wonder, é um novo documentário inteiramente dedicado ao Zx Spectrum, por parte dos autores do From Bedrooms to Billions, que está atualmente em campanha no kickstarter.

Este documentário independente, contará com mais de 80 minutos e muitos extras. Com ele será concluída a trilogia de documentários da série From Bedrooms to Billions.

Este será um relato definitivo da história do Spectrum, com informações detalhadas sobre como o ZX Spectrum foi criado, que impacto o computador teve, bem como as várias versões que lhe sucederam, até a iteração mais recente baseada em fpga, o ZX Spectrum Next.

Ao longo do documentário, serão ouvidos testemunhos como o do criador do próprio chip Z80, os designers do ZX Spectrum original, bem como alguns dos maiores desenvolvedores de jogos, artistas e músicos do ZX Spectrum.

Além disso, os fãs também não serão esquecidos, tendo oportunidade de compartilhar as suas próprias histórias, sobre como era ser dono deste pequeno computador, através dos seus muitos jogos ou dos seus periféricos.

Este projeto terá muitas entrevistas, abordando recriações reais de como era tocar, programar, criar arte e compor música para o ZX Spectrum.

Como parte deste documentário, existirá também um debate especial à mesa, com os lendários desenvolvedores do ZX Spectrum, jornalistas de jogos e fãs discutindo tudo sobre o Spectrum!

Também serão realizados eventos especiais, incluindo perguntas e respostas sobre a produção, perguntas e respostas de especialistas e muito mais para ajudar os backers desta a campanha a fazer parte desta celebração especial.

Se este documentário for financiado com sucesso, serão realizadas novas entrevistas com criadores de jogos, engenheiros de hardware, artistas, músicos e fãs, bem como serão incluídas entrevistas que acabaram por não entrar nos documentários anteriores.

Tópicos que os autores desejam incluir neste documentário:
Como era o mundo antes dos computadores domésticos e quando estes começaram a aparecer (automontados e pré-montados)?

• A história do chip Z80 e o sonho de Sir Clive Sinclair de oferecer computação barata a todos.


• A história de Sinclair Research, Sir Clive Sinclair e os eventos e lançamentos (MK 14, ZX 80, ZX 81) que levaram ao eventual lançamento do ZX Spectrum em 1982. • As rivalidades de outras empresas e hardware.


• Como o ZX Spectrum foi exportado em todo o mundo e clonado? • As iterações posteriores do ZX Spectrum que se seguiram antes e depois da compra da Sinclair Research pela Amstrad em 1986.


• Como foi programar para o ZX Spectrum? • Como foram projetados gráficos e som para o ZX Spectrum?


• Qual foi a sensação de primeiro receber e, em seguida, possuir e jogar no ZX Spectrum?

• Memórias dos periféricos, boas e más. • Como a indústria de revistas de informática cresceu para oferecer suporte ao ZX Spectrum?


• Quais foram os jogos mais importantes para o ZX Spectrum?

• Quem foram os desenvolvedores e editores de jogos mais importantes que surgiram por causa do ZX Spectrum.


• A comunidade homebrew que manteve o ZX Spectrum vivo ao longo dos anos.


• O amor pelo ZX Spectrum hoje e o grande sucesso do ZX Spectrum Next.

Os produtores consideram que um documentário de 80 minutos, é uma boa duração para que a maioria das pessoas assista numa única sessão e, além disso, também querem produzir recursos autocontidos que cubram de forma mais detalhada, temas que possam ter sido abordados superficialmente no primeiro documentário.

Como já têm tanto material filmado de vários designers e editores de jogos do ZX Spectrum, o objetivo é focar apenas naquilo que nunca foi visto antes. Se as pessoas quiserem ver mais making-off’s de jogos (e outros assuntos) que podem ser produzidos e incluídos neste projeto, eles farão parte dos extended goals da campanha.

Para este projeto, como os produtores pretendem manter um bom ritmo, irão recorrer a um artista de narração, para ajudar a ligar as sequências. Existem algumas ideias sobre quem possa vir a ser essa pessoa e, com sorte, será uma grande surpresa e será algo que será partilhado nos updates da campanha com todos os backers.

Como produtora independente, esta afirma que estão numa posição única para interagir com os fãs e permitir que todos se juntem a eles nesta jornada.

Cada um dos backers que adquirir o documentário (digital ou fisicamente) está convidado a se juntar-se aos produtores nas discussões, tendo a oportunidade de se envolverem com a equipa de produção e outros fãs, dizer que jogos gostaria de ver, sugerir entrevistados e até fornecer feedback sobre as primeiras sequências e capítulos do documentário.

Atualmente serão produzidos 10 minutos de featurettes, elevando o total do projeto para 90 minutos, mas se os backers quiserem ver mais, poderão certamente serem criados novos conteúdos como por exemplo o The Playground Wars, para todos aqueles que frequentavam o recreio da escola durante a década de 1980 e gostavam de jogos de computador, recordar-se-ão da guerra de argumentos sobre qual era o melhor sistema.
Alguém realmente usou o ZX Spectrum para fazer trabalhos para a escola? Na verdade, alguém usou o Spectrum para outra coisa que não fazer ou jogar jogos? Este pequeno e divertido tema, mostrará outras formas em que o ZX Spectrum poderia ter sido usado além de apenas jogos.

O documentário contará com uma versão digital e também com versões físicas em DVD e bluray.

O objetivo da campanha é de 48,285 dólares e até ao momento deste post já foi angariado 52% do valor pretendido. Com ainda 29 dias até ao término da campanha, podemos prever seguramente que esta campanha será bem sucedida.

KICKSTARTER

Partilha nas redes sociais:
<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos