Morreu o inventor do Zx Spectrum: Sir Clive Sinclair, após doença prolongada.

sir clive sinclair

É com profundo pesar que o retromania informa que Sir Clive Sinclair , o inventor do zx spectrum e empresário que conseguiu levar os computadores domésticos até às massas, morreu hoje aos 81 anos.

A sua filha, Belinda, informou ao jornal the Guardian, que ele morreu em casa, em Londres, nesta manhã de quinta-feira, após doença prolongada.

Sinclair inventou a calculadora de bolso, mas ficou mais conhecido por popularizar o computador doméstico, levando-o às lojas britânicas e ao mundo, a preços relativamente acessíveis.

Sir Sinclair deixou a escola aos 17 anos e trabalhou por quatro anos como jornalista técnico para angariar fundos para criar a sua própria empresa a Sinclair Radionics.

No início dos anos 1970, ele inventou uma série de calculadoras projetadas para serem pequenas e leves o suficiente para caberem no bolso. “Ele queria tornar as coisas pequenas e baratas, para que as pessoas pudessem ter acesso a elas”, disse a sua filha.

O primeiro computador doméstico que lançou, o ZX80, ganhou o nome pelo ano em que surgiu e veio revolucionar o mercado, embora estivesse muito longe dos modelos atuais. Custando 79,95 libras em kit e 99,95 libras montado, era cerca de um quinto do preço de outros computadores domésticos na época. Vendeu 50.000 unidades, enquanto o seu sucessor, o ZX81, que o viria a substituir, foi vendido por 69,95 libras e vendeu 250.000 unidades.

Muitos dos veteranos da indústria de videojogos começaram nas lides da programação com estas máquinas.

O ZX80 e o ZX81 tornaram-no muito rico: em 2010, Sinclair disse ao The Guardian : “Em dois ou três anos, tivemos um lucro de 14 milhões de libras num ano.”

Em 1982, lançou o famoso ZX Spectrum 48K, com as suas teclas de borracha, que se tornaria fundamental no desenvolvimento da indústria de jogos británica. Os jogos desta máquina inspiraram uma geração, incluindo nomes como Jet Set Willy, Horace Goes Skiing, Chuckie Egg, Saboteur, Knight Lore ou Lords of Midnight.

Sinclair tornou-se um nome famoso, quando os seus produtos começaram a voar das prateleiras. Mais tarde foi premiado com o título de cavaleiro em 1983.

Mas ele também seria sinónimo de uma de suas invenções menos bem sucedidas – o Sinclair C5, que lhe trouxe grandes prejuízos financeiros.

O C5, era um triciclo elétrico movido a bateria e foi lançado em janeiro de 1985 , com vendas previstas de 100.000 unidade no seu primeiro ano. Mas o produto fracassou e a Sinclair Vehicles entrou em liquidação judicial em Outubro desse mesmo ano.

sinclair c5

Os comentários negativos, expressaram preocupações sobre a segurança de se conduzir um veículo abaixo da linha de visão de outros condutores, bem como a exposição aos elementos. No ano seguinte, Sinclair venderia o seu negócio de computadores à Amstrad.

O Sinclair TV80, uma TV de bolso, foi outro dispositivo que comercializou, como o C5, a moda não pegou, embora as pessoas nos dias de hoje, assistam regularmente aos programas favoritos nos seus telemóveis.

E embora não se pareçam com o Sinclair C5, que mais tarde adquiriu o status de culto, os veículos elétricos estão, na moda hoje em dia. Sem dúvida este senhor foi um visionário muito à frente do seu tempo.

A sua filha Belinda Sinclair disse: “Foram as ideias, o desafio, que ele achou emocionantes. Ele tinha uma ideia e dizia: ‘Não adianta perguntar se alguém quer, porque não consegue imaginar.’ ”

Mas ele não fez uso pessoal das suas próprias invenções, segundo a sua filha ele nunca teve uma calculadora de bolso que ela soubesse, ao invés disso carregava uma régua de cálculo com ele o tempo todo. E ele disse aos entrevistadores que nunca usou um computador ou e-mail.

Além de inventar, os seus interesses incluíam poesia, correr maratonas e jogar Poker. Ele apareceu nas três primeiras épocas da série de televisão Late Night Poker e venceu a final da primeira temporada do spinoff do Celebrity Poker Club, derrotando Keith Allen.

SIr Clive Sinclair, deixa Belinda, seus filhos, Crispin e Bartolomeu, com 55 e 52 anos, respectivamente, cinco netos e dois bisnetos.

Uma fonte de inspiração para toda uma geração. Obrigado por tudo Sir Sinclair, descansa em paz.

FONTE NOTÍCIA

Partilha nas redes sociais:
<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos