The Big End – jogo inédito para Amiga, ganha demo jogável!

The Big End

The Big End ou The Big Engine, como era conhecido originalmente, tinha lançamento previsto para o Commodore Amiga entre o final de 1994 e meados de 1995.

Em vez de ser um típico jogo de corridas com perspectiva vertical, muito comum na época, o The Big End optou por uma perspectiva isométrica, semelhante à que poderíamos encontrar no Super Skidmarks.

De acordo com o seu desenvolvedor Craig Howard, o objetivo era criar um jogo de F1, mas com um estilo arcade acessível.

O desenvolvimento principal tinha como objetivo o Amiga CD32, mas também estava prevista uma versão para o A1200. Na época, foi anunciado que a versão CD32, incluiria cerca de 50 minutos de comentários em áudio, para fornecer emoção constante durante o jogo.

Graficamente, o jogo parecia prometer muito, com um estilo assumidamente Anime. Mas depois de algumas previews nas revistas da especialidade, o jogo acabaria por desaparecer do mapa completamente. A falência por parte da Commodore, teve provavelmente bastante influência nisso.

A revista inglesa Amiga CD32 gamer, número 5, de outubro de 1994, fez inclusivé uma preview de página inteira.

Este título acabaria por se tornar um mistério dentro da comunidade Amiga e, como resultado, em 2009 foi criado um tópico de discussão no EAB, o que levou o colaborador do Games That Weren’t, Darren Gurney, a decidir colocar mãos à obra para tentar recuperar o jogo.

Depois de algumas pesquisas, Darren acabou por contactar Craig Howard, para negociar e tentar recuperar parte do jogo, de forma a preservá-lo. Alguns anos depois, no final de 2012, parte do jogo foi finalmente encontrado.

Craig enviou vários discos para Darren, e outro utilizador chamado Galahad / FLT, compilou as fontes e colocou tudo a funcionar. Inicialmente existiu alguma desilusão, pois ao que parece as fontes enviadas, pertenciam a uma demo muito antiga da World of Amiga, com muitas coisas em falta e apenas uma pista jogável.

Ultimamente Darren retomou o contacto com Craig Horward, por isso ainda existe a possibilidade de um dia o jogo ser totalmente recuperado.

Entretanto a demo pode ser desde já descarregada e exige um A1200 com 2MB de RAM e 4MB fastram .

+INFO

DOWNLOAD

Partilha nas redes sociais:
<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos