DOM – uma alternativa aos compact flash para o AMIGA!

Hoje em dia a maioria dos utilizadores de Amiga adota como disco interno, a solução CompactFlash + adaptador IDE.
Esta alternativa moderna aos discos rígidos mecânicos, como todos sabemos tem inúmeras vantagens:
– baixo consumo de energia
– baixo preço
– silencioso
– não sobreaquece
– resistente a choques.
O Workbench / AmigaOS, inclusivé contribui para o aumento do ciclo de vida útil destes dispositivos flash, já que lê e escreve muito menos vezes, quando comparado com o Windows.
Recentemente foi lançado no mercado, uma alternativa pouco conhecida aos CompactFlash para utilizar como disco rígido no Amiga: o DOM (Disk On Module).
Esta é uma memória flash ATA paralela, é o equivalente a termos um pequeno disco SSD com ligação IDE.
Pode ser adquirido na Amazon ou no eBay e a sua capacidade costuma ser inferior a um SSD PATA tradicional, entre 4 GB e 32GB.
Um modelo de 4 GB custa cerca de 32 euros na Amazon e será o suficiente para a maioria das pessoas desfrutarem do whdload.
LIGAÇÕES
O que é interessante é a extrema simplicidade deste dispositivo, que encaixa perfeitamente no Amiga e fica imediatamente abaixo do teclado.
Não necessitam de um adaptador IDE ou de um cabo para o ligar. Esta é uma vantagem inegável do DOM sobre os adaptadores CompactFlash.
O DOM deve ser ligado na direção correta, combinando o 1 do DOM com o pino 1 da porta IDE. Há um pequeno interruptor no DOM que permite escolher entre a posição MASTER e SLAVE.
Se o DOM for o único componente IDE, deverá ficar configurado como “M” (master) Outra vantagem do DOM é que este não necessita de nenhuma outra fonte de alimentação além da porta IDE.
COMUNICAÇÃO COM O PC
Se quiserem ler ou escrever no DOM através de um PC, será necessário adquirirem um adaptador USB -> IDE como o da imagem abaixo.
Estes adaptadores não são caros e podem ser adquiridos por cerca de 5 euros:
Será necessário também adquirir uma ficha IDE macho-macho como esta:
DOM – 8 GB
www.amazon.fr/gp/product/B00J3M67EE/