KA59 – Novo teclado mecânico para o A1200!

KA59

O KA59 é um novo teclado mecânico, que substitui o teclado original do Amiga 1200.

Como acontece com todos os teclados mecânicos, o KA59 recorre a um switch em separado para cada uma das teclas. São utilizados como padrão interruptores Kailh: azuis (táteis, clicáveis), mas também estão disponíveis por pedido em cor beje (táteis, não clicável) ou vermelho (lineares).

A instalação do teclado não requer ferramentas, bastando apenas uma chave de fendas para remover a tampa superior da case do Amiga 1200. Em seguida, simplesmente desconecta-se a membrana do teclado antigo da motherboard, remove-se o teclado, a braçadeira do conector do teclado (que não é mais necessária), coloca-se o novo teclado e introduz-se este na ficha de entrada.

O KA59 usa uma ligação de cabo fixo com contatos banhados a ouro em vez de uma membrana metálica, sendo assim muito mais fiável. Além disso, o cabo  pode ser desconectado na lateral do teclado, o que é recomendado.

Desta forma, o conector do teclado na motherboard não se desgasta. O conector na lateral do teclado é um IDC34 padrão e suporta milhares de ciclos de acoplamento.

O layout das teclas é quase igual ao original, com algumas exceções. A barra de espaço é mais curta (7U em vez de 9U). Para compensar isso, duas teclas adicionais com o logotipo da RastPort, foram adicionadas à linha da barra de espaço.

Uma tecla adicional é colocada entre as teclas ‘Del’ e ‘Help’. Essas três teclas não estão ligadas ao Amiga, mas ficam disponíveis através de um conector adicional de 6 pinos. Estas podem ser usadas para qualquer finalidade, como controlar uma drive Gotek, um switch Kickstart, reinicialização de hardware, etc…

KA59

Por último, a tecla CapsLock é um pouco mais longa, em substituição da tecla Control, já que é necessário espaço para o LED do CapsLock ser colocado diretamente na tecla.

Todas as outras teclas longas (barra de espaço, Tab, Shift direito, Return, teclado numérico 0, teclado numérico Enter) usam estabilizadores.

KA59

Outra característica do KA59 é a troca das teclas ‘Amiga’ e ‘Alt’. Em teclados de PC, os Alt são colocados perto da barra de espaço e podem ser colocados da mesma forma no KA59. Apenas é necessário mover 4 pontes e trocar as chaves.

O KA59 será fabricado em duas versões de cores básicas: clássico cinza-branco e preto total. Outras versões podem ser consideradas mais tarde, graças à moderna técnica de impressão e layouts de diferentes idiomas estarão igualmente disponíveis.

O KA59 é mais fino que o teclado original, por isso cabe facilmente na case original de um Amiga 1200, assim como em outras cases, como as mais recentes lançadas pela A1200.net.

O PCB padrão de 1,6 mm é reforçado com um perfil de fibra de carbono, por isso o KA59 não necessita de suportes adicionais.

O primeiro teclado de produção, que é a sétima iteração do design, foi totalmente montado e testado, alguns mais estarão prontos dentro de uma ou duas semanas e serão fabricados em pequenos lotes.

FONTE NOTÍCIA

RASTPORT

Partilha nas redes sociais:

No Comments

Comentário

<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos