ZX Spectrum Next – Issue 2, financiado no kickstarter em menos de 5 minutos!


O ZX Spectrum Next ISSUE 2 foi há 2 dias atrás procurar financiamento no kickstarter e foi financiado com sucesso em menos de 5 minutos! Um verdadeiro recorde que já acumulou até ao momento mais de 1 milhão de dólares!

Isto significa que foram desbloqueados três strech goals, a memória do Next passa agora a ter 2 MB, manual a cores e todos os backers receberão uma cópia da nova versão de Baggers in Space.

O objetivo da campanha original de 2017, era o de entregar um computador que pudesse correr até duas vezes mais rápido que os modelos originais do Spectrum, aumentando a sua memória para 512 KB de RAM e introduzindo novos modos de vídeo que dariam ao ZX Spectrum Next uma palete de cores e recursos gráficos, digno da sua ambição de avançar para o futuro da plataforma.

Desde então, o ZX Spectrum Next foi refinado ao longo dos anos, a fim de aumentar ainda mais o seu potencial. É por meio desse ciclo de desenvolvimento contínuo, que é possível apresentar o computador como ele é hoje em dia nesta nova campanha do Kickstarter.

O novo modelo ISSUE 2 foi amplamente expandido, com uma infinidade de recursos que não poderiam ser imaginados quando a campanha original do Kickstarter foi lançada em 2017.

O ZX Spectrum Next Issue 2, é totalmente compatível com o Spectrum 48K, 128K, +2, +3 original e até mesmo alguns clones como o Pentagon russo, permitindo que se execute praticamente todos os softwares disponíveis.

O seu hardware é baseado em tecnologia FPGA, sendo capaz de correr os jogos originais com recursos aprimorados, como velocidade de processamento mais rápida, aumentando por exemplo a performance de títulos 3D.

São suportadas a maioria das placas de expansão feitas para o ZX Spectrum original, por meio da porta de expansão e estão disponíveis diferentes saídas videos, incluindo RGB (Scart), VGA e HDMI.

Além dessas especificações impressionantes, todo o feedback recebido dos patrocinadores do Kickstarter original foi tido em conta e foram aplicados alguns refinamentos nas várias áreas do computador original, melhorando a sua motherboard, numa revisão totalmente nova e que expande o seu firmware.

As funções como proteção da porta de expansão, reposicionamento do módulo WiFi para menor interferência, sinal reforçado e a mitigação de realimentação de energia da porta digital, são apenas algumas das melhorias já feitas no design original.

O QUE ESTÁ INCLUIDO NA CAIXA?

A linda caixa deste menino, inclui um ZX Spectrum Next (obviamente!), uma fonte de alimentação internacional de 9V e um manual impresso para descobrir os segredos do hardware e seus recursos.

O Next vem acompanhado por um cartão SD com o NextZXOS, totalmente recheado de jogos, demos e aplicativos para começar logo a usar e ficar de queixo caído.

Assim que saí da caixa, o Spectrum Next proporciona uma série de experiências únicas que vão desde jogos, aplicativos, até conectividade com a Internet, incluindo o seu próprio portal de teletexto e suporte para multiplayer.

É também uma ferramenta ideal para aprender programação através do NextBasic, abrindo uma porta para que amadores aprendam mais sobre o funcionamento interno dos computadores usando uma linguagem de programação simples e poderosa: pode-se literalmente começar a programar um novo jogo em minutos, apenas ao navegar através do manual do Next.

O seu CPU principal, o Z80n, pode operar até 28 MHz, permitindo que o Next execute suavemente qualquer jogo ou aplicação. Com os seus coprocessadores, hardware sprites e DMA, ele faz com que qualquer computador de 16 bits fique a comer pó.

Estão ainda disponíveis uma versão acelerada, equipada com um Raspberry Pi Zero como coprocessador a serviço do próprio processador do Spectrum Next, permitindo a utilização de uma GPU 3D, 512 MB de RAM e um poderoso processador ARM, como também uma versão Plus que pode ser atualizada, com um Raspberry Pi Zero na porta da aceleradora.

QUAL É O CUSTO?

O ZX Spectrum Next pretende ser um projeto feito praticamente pelo valor de custo, com o objetivo de colocar o maior número possível de computadores nas mãos dos fãs, de forma a contribuir para o crescimento da comunidade.

Os preços do Kickstarter Issue 2 são mais elevados do que o original por alguns motivos:

IMPOSTOS
Embora não tenham sido cobrados impostos na primeira campanha, já que supostamente os financiamentos coletivos estavam isentos, o fisco não foi da mesma opinião. A equipa acabou por pagar a fatura por conta própria e a um custo pessoal enorme. Desta vez, foram adicionados impostos ao preço, que é a maior parte da diferença de preço.

COMPONENTES
Algumas das peças utilizadas no Next aumentaram de preço nos últimos três anos, em particular os chips FPGA e RAM. Esse é o segundo fator que compõe o preço.

MONTAGEM E TESTE
Menos de 0,3% dos Nexts da primeira campanha tiveram que recorrer a garantia ou consertos de algum tipo, um padrão de qualidade superior ao setor. Essa qualidade foi alcançada devido ao Next ser construído e testado no Reino Unido em instalações de ponta. Os procedimentos de teste implantados foram mais completos do que o planeado originalmente e os seus custos agora são refletidos.

Os valores do Next começam a partir das 300 libras +portes na versão standard e 325 libras +portes para a versão acelerada.

A campanha ainda se encontra a decorrer e restam 28 dias para o término da mesma.

Esta é a derradeira oportunidade de adquirirem um Next, evitando os especuladores do ebay que estão a vender a primeira geração a preços surreais.

KICKSTARTER

SPECS
Processor: Z80 3.5MHz, 7MHz, 14MHz and 28MHz turbo modes
Memory: 1Mb RAM (expandable to 2Mb internally)
Video: 256 & 512 colours modes, 256×192 & 640×256 high resolution mode
Video Output: RGB, VGA, HDMI, 50Hz and 60Hz modes
Extra Hardware: Hardware sprites, DMA, Copper, Enhanced ULA, Tilemap, Layer2
Storage: SD Card slot, with DivMMC-compatible protocol
Audio: 9 channels via 3x AY-3-8912 chips with stereo, plus 2x 8bit DACs output
Joystick: 2 ports compatible with Cursor, Kempston and Interface 2
PS/2 port: Mouse with Kempston mode emulation and/or external keyboard
Special: Multiface functionality for memory access, savegames, cheats etc.
Tape support: Combined Mic and Ear port for tape loading and saving
Expansion: Original external bus expansion port and accelerator expansion port
Accelerator board (optional): GPU / 1GHz CPU / 512Mb RAM
Network: Wi Fi module
Extras: Real Time Clock
OS: NextZXOS and NextBasic featuring expanded commands set

Partilha nas redes sociais:

No Comments

Comentário

<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos