PARSEC – Voltar a jogar jogos Retro com amigos (online)

parsec

Nostalgia. Este é o ingrediente principal do retrogaming. Não há grandes dúvidas em relação a isso. A nostalgia e as saudades que sentimos dos tempos em que as nossas vidas eram menos complicadas e ocupadas.

Mas existe outro factor que alimenta a nossa nostalgia. O factor social: estarmos lado a lado com os nossos amigos, à frente de um ecrã, com os nossos dedos a martelar o teclado do computador ou o botão de fire de um joystick/gamepad para acelerar estrada a dentro num Lotus, fazer efeitos impossíveis numa partida de Sensible Soccer ou aviar pancada em rufias num Target Renegade.

Podermos estar junto dos nossos companheiros permitia que nenhuma emoção passasse despercebida. Riamo-nos das asneiras uns dos outros, ouvíamos os nossos amigos a praguejar, observávamos a expressão na cara de cada um – a euforia, a frustração, o êxtase, a concentração – e, claro, havia sempre alguém que arranjava desculpas esfarrapadas por ter perdido e implorava por mais uma partida, para a desforra, como se uma eventual vitória apagasse todas as derrotas daquela tarde.

Estes são elementos difíceis de reproduzir em jogos online, por muito que a conectividade, hoje em dia, seja de uma qualidade impressionante.

Agora as nossas vidas também são diferentes. Temos vidas de gente crescida, com inúmeras responsabilidades e compromissos que nos impedem de estar junto dos nossos parceiros de “guerra” na jogatana. É mais fácil fazê-lo online (caso os planetas se alinhem e consigamos conciliar horários), mas para isso temos de nos render aos jogos contemporâneos que, toda a gente sabe, “já não são o que eram no nosso tempo”.

Para satisfazer esta necessidade, surge o PARSEC, um software que se apresenta como sendo um “produto para acesso remoto, de alta performance, com baixa latência e 60 FPS que nos permite aceder ao nosso computador a partir de qualquer local”. Dito isto de uma forma mais simples, é um software que permite aceder remotamente ao desktop de um computador e que tem uma performance tão boa que permite assistir a vídeos que estejam a ser reproduzidos nesse pc remoto ou até, adivinhem, jogar videojogos.

Por exemplo, digamos que a Maria está a jogar FIFA no seu PC. Através do Parsec ela pode convidar o Afonso a ligar-se ao seu computador e jogar com ela como se de um jogo multiplayer “offline” se tratasse.

“Mas qual é a vantagem disso? O FIFA já tem modo multiplayer online!”

Pois tem, mas há quem jure a pés juntos que esta tecnologia de streaming do Parsec é tão boa que muitas vezes consegue ser superior aos modos online de alguns jogos actuais. Se é verdade ou não, não sei. Não fiz essa comparação. Sou retrogamer e, como já referi, os jogos antigos são sempre melhores do que os actuais. Excepto num aspecto: se quisermos jogar com alguém, temos mesmo de estar com essa pessoa. Apesar dessa proximidade ter as suas vantagens, como referi anteriormente, muitas vezes não nos é possível fazê-lo.

Qualquer retrogamer tem o seu computador apinhado de emuladores e coleções de tamanho inimaginável de jogos (os quais comprou legalmente e converteu em ROMs). Como esses emuladores e jogos não têm, na grande maioria dos casos, suporte para jogar em modo multiplayer online, o Parsec é uma excelente opção para colmatar essa limitação.

Qualquer jogo que tenha suporte para 2 ou mais jogadores presenciais, seja no mesmo ecrã ou em split-screen (típico em jogos de corridas de carros), pode ser, desta forma, jogado online. A equipa do Retromania tem feito algumas jogatanas retro entre Lisboa e Vila Nova de Gaia e a experiência tem sido muito boa. Muito superior às nossas expectativas iniciais.

Apesar de não ser uma experiência tão boa quanto a de estar presencialmente com os nossos amigos, a experiência é sem dúvida bem mais interessante do que passar os serões a jogar jogos retro sozinhos ou termos de nos render aos jogos mais recentes. Já disse que no meu tempo é que os jogos eram bons?

Posso confirmar, pela experiência que tenho tido, que jogar este jogos antigos com amigos, apesar de ser online, aproximou-se muito à experiência old school de estar a jogar presencialmente com amigos e trouxe muita nostalgia. Muita picardia no Sensible Soccer. Muitas desculpas pela qualidade do joystick usado não ser muito boa. Muitas asneiras no Dyna Blaster (Bomberman) que resultam em mortes parvas e que nos fazem rir como nos velhos tempos.

O Parsec está disponível para os sistemas operativos Windows, GNU/Linux, macOS, Android e ainda uma versão optimizada para Raspbian (Raspberry Pi 3). Infelizmente, só a versão Windows é que permite fazer host, ou seja, partilhar o desktop. Portanto, se são utilizadores de Linux ou macOS, apenas podem jogar jogos que os vossos amigos utilizadores de Windows partilhem convosco.

Boa jogatana!

SITE OFICIAL

Partilha nas redes sociais:
<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos