Amiga – Autor de Agony, disponibiliza código fonte!

Yves Grolet um designer e desenvolvedor belga que fez parte do desenvolvimento de Agony para o Commodore Amiga, partilhou há alguns dias atrás na sua página de Facebook, o conteúdo de um disco rigido de Amiga com 30 anos!

Entre muitas outras curiosidades que podemos por lá encontrar, destaca-se o código fonte completo de Agony, um dos melhores shoot ’em ups criados em exclusivo para o Amiga.

Tecnicamente surpreendente, graças a efeitos de parallax scrolling, gradientes de fundo com recurso ao cooper, uma banda sonora épica e gráficos inspirados em shadow of the beast, estavam reunidos todos os ingredientes para um jogo de sucesso.

Para além do código fonte de Agony, também estão presentes rotinas protótipo com multiscroll de 6 níveis, que este programador desenvolveu no final da sua era de programação para o Amiga.

Franck Sauer foi o responsável por restaurar os arquivos do disco rígido original. No pacote agora partilhado, também estão disponíveis algumas imagens e vídeos do processo de restauração.

Segundo Yves Grolet, o uso destes recursos é livre, desde que não tenham uso comercial.

É de louvar iniciativas como esta, esperamos que o conhecimento técnico que possa vir daqui a ser adquirido, venha dar lugar num futuro próximo a jogos com qualidade AAA por parte da comunidade.

Créditos Imagem: Retromania.pt

Partilha nas redes sociais:
<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos