μZX1 – Versão mini do ZX-UNO em crowdfunding!

μZX1

O μZX1 é o mais recente projeto de Antonio Villena, membro fundador da equipa do ZX-UNO.

Este novo projeto é uma versão miniaturizada do ZX-Uno, com todas as funcionalidades do seu antecessor e está à procura de financiamento através do verkami, uma plataforma de crowdfunding.

Para quem não conhece o modelo que o antecedeu, este dispositivo é baseado em FPGA e funciona como uma reimplementação do hardware originalde forma fiel e mais exata possível, replicando o comportamento da máquina, sem recorrer a nenhum tipo de emulação por software.

Internamente comporta-se da mesma forma que o ZX-UNO, o que permite oferecer compatibilidade a 100% do núcleo binário.

O μZX1 conta ainda com todas as funcionalidades que foram adicionadas posteriormente ao ZX-UNO, como maior Flash e a possibilidade de uma memória RAM também maior.

Externamente, existem diferenças, o tamanho da placa passou de 85×56 mm que o ZX-UNO media, para apenas 45×54 mm. Não são necessários cabos de vídeo personalizados, funciona com cabos standard VGA ou SCART.

A placa inclui uma saída VGA, com a opção SCART através da utilização de um adaptador.
O circuito de entrada EAR, também foi aperfeiçoado, para oferecer um carregamento das cassettes mais fiel à máquina original. O software pode obviamente ser carregado através do cartão microSD, mas a entrada de áudio por jack, está incluída para os utilizadores mais puristas.

A Saída de vídeo composto não faz parte da placa principal, embora esteja disponível recorrendo a um addon externo.

O μZX1 utiliza cartões microSD e possui uma case personalizada de metacrilato criada de raíz, enquanto o ZX-UNO utilizava uma case adaptada de Raspberry Pi.

Devido ao tamanho do FPGA, somente as máquinas de 8 bits podem ser implementadas. A única exceção, é o núcleo do PC-XT, que é uma máquina de 16 bits.

Um núcleo para quem não sabe, é a máquina implementada de destino e o arquivo que contém a forma sintetizada dessa máquina. Na prática funciona como um arquivo executável para o FPGA.

O flash é o local onde os núcleos são armazenados e pode conter até um máximo de 45 núcleos. Esses núcleos podem ser atualizados por meio de um cartão microSD, para carregar novas versões dos núcleos ou para experimentar novos.

A lista de núcleos suportados pelo μZX1, pode ser conhecida aqui:

O μZX1 pode ser adquirido por 50€ +portes na versão mais simples, board e 512k ram ou por 70€ +portes, na versão mais completa com case, adaptador scart e 2MB Ram.

CROWDFUNDING

Partilha nas redes sociais:
<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos