Tutorial – Como verificar se têm um Spectrum 128k +2A ou +2B?

Introdução

ZX SPECTRUM 128K +2A  [1988 – Software V4.0]
Este modelo é a segunda versão do Spectrum+2. Equipado com o mesmo Hardware, o computador possuía velocidade relógio de 3.5 MHz, 128k de memória RAM, CPU Z80A e um leitor-gravador de cassetes incorporado. As diferenças residem na sua case de cor negra e no seu Software, o mesmo que podemos encontrar no ZX Spectrum +3.

ZX SPECTRUM 128k +2B  [1988 – Software V4.1]
Este computador era praticamente idêntico ao modelo que o antecede, tendo apenas como diferenças, algumas alterações no sistema audio e na não inclusão da controladora de drives externas de disquetes, impedindo-o assim de se transformar num +3.

Apesar de se tratar de um modelo oficial, na prática é como se este nunca tivesse sido comercializado. Naquela época a Amstrad concluiu que a diferença entre as 2 máquinas, não seria de todo suficiente para criar uma nova campanha publicitária.

Posto isto, o processo mais comum para confirmarmos o modelo da nossa máquina, passa por verificar a informação descrita na parte traseira…

spectrum +2a case

…mas esta informação não é de todo fidedigna, porque em alguns casos e ao contrário da informação que poderá constar no exterior da máquina, poderemos ter em mãos um Spectrum +2B.

Tutorial

Para o verdadeiro tira teimas, existe um procedimento técnico que valida com real eficácia a versão da nossa máquina:

  • Pressionar o botão RESET em simultâneo com a tecla BREAK (não soltar a tecla Break, até surgir um ecrã de barras coloridas).
  • Juntamente com estas barras, é emitido um aviso sonoro pelo Spectrum, teremos que ser rápidos e pressionar no preciso momento do terceiro aviso sonoro, a seguinte sequência de teclas: Q, A, Z, P, L, M
  • Se realizaram todos os passos correctamente, surgirá uma destas informações no ecrã: SPECTRUM +3 test program V4.0 ou SPECTRUM +3 test program V4.1

+2a test program

+2b test program

A diferença reside apenas na versão do software utlizado que corresponde a um modelo específico:

  • “SPECTRUM +3 test program V4.0 = Modelo +2A
  • “SPECTRUM +3 test program V4.1 = Modelo +2B (c/ melhorias a nível de audio).

Agora já sabem qual é o vosso modelo 😉

AVISO IMPORTANTE
– Depois de executarem os passos acima descritos, recomendamos nunca primirem as teclas “ENTER” ou “SPACE”, em vez disso, pressionem imediatamente o botão de RESET.

– Os passos que descrevemos fornecem acesso a um programa de testes que deveria ser apenas do conhecimento comum de técnicos qualificados.

– A execução indevida deste procedimento, poderá causar danos irreversíveis no vosso ZX Spectrum.

– O retromania não se responsabiliza por qualquer tipo de dano causado por parte do utilizador na sua máquina.

 

Partilha nas redes sociais:
<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos