Tutorial – video composto no Zx Spectrum 48k e 48k+

composite 48k

Muitos de nós gostamos de fazer mods nas máquinas antigas, mas quando se trata de mexer com a estética original da case, muitos ficam reticentes, se é este o vosso caso, vão gostar de saber que este mod não altera em nada o aspecto do 48k ou 48k+, uma vez que recorre à saída RF para transportar o sinal de video composto.

Com a motherboard retirada da case, vamos trabalhar sob a área sinalizada na imagem.

Com uma pequena chave, levantamos a tampa que protege o circuito de vídeo.
Podemos ver duas ligações que entram na caixa, uma ligação que transporta o sinal de vídeo e a outra a alimentação do circuito (5v).

Vamos ter de as remover e também de cortar ou dessoldar a resistência que está ligada à ficha onde liga o cabo de antena.

Se virarem a board ao contrário, este são os dois pontos que precisam de dessoldar.

Aqui podem ver as ligações já dessoldadas.
Podemos optar por não remover a ligação de 5v que alimenta o modulador mas como já não vamos precisar dele mais vale prevenir e tirar-lhe a alimentação.

Finalmente só temos de soldar um fio da ligação de vídeo até ao pino central da ficha de antena.

…e aqui está o resultado final! 😉

A imagem embora não seja perfeita, é sempre melhor do que a imagem obtida por antena RF e podemos desta forma ligar diretamente os nossos 48k, sem a necessidade de sintonizar o canal na TV e diga-se de passagem, nos LCDs é sempre uma aventura ligar um 48k.

OPCIONAL

Em vez do fio, podemos soldar um condensador de 100uf 16v que em certas tvs estabiliza o sinal.

O método é em tudo similar, com a exceção de ligarmos um condensador de 100uf 16v, em que o lado negativo vai ligar ao pino central da ficha da antena e o outro perno do condensador irá ligar à board, onde antes estava a ligação de video.

Ligação do perno negativo ao pino central da ficha da antena.

Esperamos que este tutorial vos seja útil. Até à próxima 😉

Partilha nas redes sociais:
<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos