Tutorial – Fonte de alimentação para o C64 e C128!

fonte de alimentação c64

Para quem não sabe, a fonte de alimentação do C64 e do C128 é uma dois em um, ou seja, existe uma fonte de 9v e uma de 5v dentro da PSU do 64 e do 128, a única diferença entre elas, é que a do 128 para além da ficha din quadrada, também precisa de mais amperagem. Os 9v servem apenas para alimentar o SID, tudo o resto é alimentado pelos 5v.

Resumindo, podemos usar uma fonte do C128 no C64 se tivermos o adaptador para a ficha din, mas o contrário já não se aplica, porque simplesmente a fonte do 64 não tem amperagem suficiente para aguentar com o 128.

Depois de vermos alguns vídeos sobre o fabrico caseiro de uma fonte de alimentação, baseamo-nos neste video que contém a ideia principal.

MATERIAL NECESSÁRIO
Fonte de 5vdc de 3 amperes
Fonte de 9vac de 2 amperes
Ficha din de 7 pinos redonda
Ficha din de 5 pinos quadrada :shock:
– Cabo de 4 condutores (J.Montenegro Lda)
– Cabo de corrente (um que tenham em casa)
Fusíveis de 1,  2.5 e 3 amperes
Porta fusíveis de painel
Caixa
Passadores de cabo
– Todas as ferramentas necessárias

Todo o material pode ser adquirido na Robert Mauser, com a exceção da ficha din quadrada que pode ser recuperada de uma fonte de amiga avariada, ou então poderão adquirir aqui.

Ao abrir a fonte de 5v vão reparar que na saída existe um fio com um + e outro com um , o + liga no pino 5 dos 5v e o – no pino 2 da terra (GND).

No esquema abaixo onde se lê PINO X, refere-se aos pinos da ficha din que liga ao 64. Apesar de a ficha Din ser de 7 pinos e a entrada no C64 aceitar os 7 pinos, basta ter 4 conforme a maioria dos transformadores tem.

ESQUEMA – FONTE C64 (conforme o video)

 

ESQUEMA – FONTE C64 + C128

E aqui fica o resultado:

Funciona a 100% sem nenhum problema e pouco aquece 😉

<< Translate

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos
%d bloggers like this: