Wonderland Dizzy – The Oliver Twins recuperam jogo perdido da nes!

0000000

Os The Oliver Twins criadores dos jogos clássicos da série Dizzy, revelaram a recuperação do seu jogo wonderland dizzy, durante um recente evento retro realizado no The Centre for Computing History em Cambridge no Reino Unido.

Este jogo foi originalmente desenvolvido para NES em 1993, mas foi documentado como inacabado, embora o jogo estivesse efectivamente completo, foi impedido de ser comercializado devido a alguns problemas legais relacionados com o cartucho: “Aladdin deck enhancer.”

ade1

No entanto algumas cópias do jogo foram espalhadas por esse mundo fora, uma vez que foram roubadas do armazém onde se encontravam na época.

Durante este último ano, os The Oliver Twins têem vindo a realizar uma série de conferências sobre o seu último jogo SkySaga e sobre o seu passado que inclui o famoso personagem Dizzy.

No passado mês de Maio, enquanto ambos se preparavam para mais uma conferência que desta vez teria lugar na exposição play blackpool, ao procurarem adereços e arquivos no seu sotão para levarem para o evento, acabaram por acidentalmente encontrar um mapa desenhado à mão de Wonderland Dizzy:

map

o que lhes levantou várias questões: seria um novo jogo? chegou a ser finalizado? se foi poderiam lança-lo, talvez através de um emulador? após muito ponderarem dedicaram-se a procurar ainda mais a fundo e encontraram uma disquete:

disk

Embora o jogo estivesse intacto, a versão final compilada não se encontrava na disquete, mas felizmente encontravam-se o código fonte e os gráficos, o que colocou os irmãos num dilema, como poderiam extrair toda essa informação num jogo completo? Como seriam capaz de o recompilar? para obterem uma resposta a estas questões, resolveram contactar Jason Fitzpatrick do The History of Computing in CambridgeAndrew Joseph do site Yolkfolk.com para de alguma forma conseguirem tornar o jogo completo.

Uma luz surgiu ao fim do túnel, após alguns dias o polaco Lukasz Kur entregou uma imagem rom funcional a Andrew Joseph e este reencaminhou-a para os The Oliver Twins, ficheiro esse que funcionava baixo um emulador, embora com diversos bugs e com um nível de dificuldade elevado.

Os irmãos decidem contactar Lukasz e perguntaram o que este achava da ideia de corrigir alguns dos pequenos bugs identificados e adicionar o modo fun? este novo modo ofereceria vidas infinitas, porque os jogadores de hoje não esperam que os jogos sejam difíceis.

Lukasz acedeu de imediato no entanto pediu que o jogo tivesse uma opção com a tradução em polaco, mas a inclusão de mais linguagens aumenta consequentemente o tamanho da rom que está limitada ao tamanho de 256 kbytes. (Lukasz providenciou o texto em inglês e os irmãos por sua vez entregaram a uma agência para o traduzir).

Pouco depois os irmãos receberam um comunicado especial de Andrew Josep, com um link para o jogo de wonderland dizzy, totalmente jogável através do browser, algo inédito nesta série até ao momento. Os irmãos ao voltarem a jogá-lo foram inundados de memórias do tempo em que o programaram.

Play Dizz2

Todo este esforço foi dado a conhecer à codemasters detentores da licença oficial e o seu novo ceo Frank Sagnier não podia ter ficado mais feliz e resolveu solicitar ao pessoal da radiant worlds para criar um novo logo e uma nova peça de artwork que Andrew Joseph posteriormente utilizou para criar uma maquete da caixa do jogo.

Box1
Box2

Entre as diversas novidades que compõem este jogo podemos encontrar:

– Mapa de fundo baseado na estrutura de magicland dizzy desenvolvido pela Big Red Software;
– Reprogramado de raíz;
– Gráficos redesenhados no modo de 4 cores por personagem;
– Novos puzzles;
– Novo modo que permite selecionar daisy como personagem jogável;
– Novo modo de 2 jogares, formada pela equipa de Dizzy e Daisy.

TRAILER:

O jogo é completamente gratuíto e poderão jogá-lo online através do vosso browser:
http://www.wonderlanddizzy.com/

Partilha nas redes sociais:
<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos