Amiga Reloaded – Novas Boards para Amiga

O Jens da individual computers anunciou recentemente durante o evento Amiga30, que adquiriu os stocks reminescentes dos chips CSG/MOS de amiga aos respetivos fornecedores, com o objetivo de desenvolver novas motherboards, inicialmente para o Amiga 500 e posteriormente uma versão para amiga 1200.

O Amiga Reloaded, é um amiga AGA com os chips originais: Alice, Lisa e Paula, acompanhado com os 2 chips cia. Os restantes chips do computador serão substituídos por chips lógicos modernos.

Um dos pontos fortes do amiga reloaded é a chipram (o a1200 originalmente suporta apenas 2mb) a memória será mais rápida e poderá ser acedida pelo processador à velocidade máxima.

Tal é possível, por fazer uso da tecnologia das memórias atuais, que são bem mais rápidas que as D-RAM’s que o chip aga foi projetado para lidar. A velocidade superior, permite inserir timeslots extras entre os slots originais dma e o chip alice. Como resultado o cpu terá acesso mais rápido à chipram.

Infelizmente o Amiga reloaded não terá cpu, segundo o jens, não há 2 amigas iguais, nem 2 utilizadores de amiga idênticos, temos os utilizadores que correm programas/jogos que exigem menos recursos, como temos os que utilizam aplicações mais pesadas e que requerem mais poder de hardware, o que significa que independentemente da escolha de cpu que resolvessem incluir, seria uma escolha errada para muitos outros compradores.

Por isso resolveram que fosse o cliente a tomar essa decisão: o Amiga Reloaded possui um slot que será compatível com um cpu do a1200. 

A escolha de não incluirem um cpu na board tem 2 vantagens: (segundo o jens)
– Não têm de pagar o valor extra de um cpu original, poupando no custo da board.
– A possibilidade de construir um amiga lowcost com a aca1221 que será lançada em breve.

O acesso ao compact flash será mais rápido em relação à velocidade original de 2mb por segundo. Isto será possível com a utilização de um subsistema IO de 32 bits, que irá permitir atingir a marca dos 14mb por segundo, velocidade essa que poderá ser excedida com determinadas placas aceleradoras.

FULL SPECS:

A500 case.
Chipset: AGA chips Alice, Lisa and Paula.
CPU: A1200-compatible CPU slot.
Power supply: 14 – 19 VDC.
Video: 15kHz RGB / Indivision AGA MK2.
Audio: 3.5mm stereo jack.
Keyboard: A500 / A1200.
ROMs: 1 MB flash ROM.
Floppy Disk: PC disk drive:
IO Subsystem: 32-bit, 14MB/s.
Mass Storage: 2 CF-cards.

Ele conta no decorrer dos próximos 6 meses, ter um protótipo para mostrar publicamente à comunidade.

Está igualmente previsto, uma nova versão da aca500 com 8mb ram que funciona a 40 mhz e uma aceleradora nova para o A1200, que permitirá efetuar upgrades de velocidade à mesma, em período pós venda.

Estas são definitivamente boas noticias para todos os fãs de amiga!

+INFO:
http://wiki.icomp.de/wiki/Amiga_reloaded

Partilha nas redes sociais:

(1) Comment

  1. paulo_becas

    Sem duvida que são excelentes noticias, apesar de saber que o preço será bastante elevado acho que poderia pensar em mais uma ou outra coisa extra como a possibilidade de adicionar memória como os high end amigas.

Comentário

<< TRANSLATE

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

error: Conteúdo protegido!
Contactos