AMIGA 500 - recuperação

Partilha os teus conhecimentos técnicos com a comunidade
Vladdrac
Registado: 20 out 2015, 21:59
Contacto:
Status: Desligado

AMIGA 500 - recuperação

Mensagempor Vladdrac » 13 mai 2018, 19:37

Olá viva,

Tenho um A500 (Rev.6A) que adquiri recentemente, hoje ao abrir deparei-me com a bateria a verter do modulo de expansão de memória...

O resto penso que seja apenas estético, tal como o RF-Shield, a minha preocupação é mesmo a memória.

Qual será o melhor procedimento para limpar ? (Tentei remover a placa de expansão mas não conseguir, devo tentar com muita força???)

Agradeço qualquer ajuda dispensada.

Cumprimentos

Memória:

Imagem

RF-Shield:

Imagem

Amiga liga:

Imagem

MotherBoard:

Imagem

Immortal
Site Admin
Registado: 29 out 2014, 18:52
Contacto:

Re: AMIGA 500 - recuperação

Mensagempor Immortal » 13 mai 2018, 20:24

Em situações como essa em que a bateria verte ácido, utiliza-se alcool isopropílico para limpar, mas avaliando pela tua foto,parece-me que não irá adiantar muito, as pistas parecem estar "comidas".

Em relação a não conseguires remover a placa de expansão, tenta fazer pequenos ajustes para cada um dos lados, enquanto a puxas no sentido oposto , senão conseguires possivelmente o slot ganhou ferrugem devido a humidade.
48k rubber keys, 48k+, 128k +2a, Timex 2068, Msx 8010, C64 Breadbin, C64c, C64G, A500, A600, A1200, Compaq Cds 524, 486 DX2 66mhz, 486 DX4 100mhz, Pentium 166mhz

Vladdrac
Contacto:

Mensagempor Vladdrac » 13 mai 2018, 20:32

Immortal Escreveu:Em situações como essa em que a bateria verte ácido, utiliza-se alcool isopropílico para limpar, mas avaliando pela tua foto,parece-me que não irá adiantar muito, as pistas parecem estar "comidas".

Em relação a não conseguires remover a placa de expansão, tenta fazer pequenos ajustes para cada um dos lados, enquanto a puxas no sentido oposto , senão conseguires possivelmente o slot ganhou ferrugem devido a humidade.

Olá, finalmente consegui, usei um alicate de pontas para o efeito, vou comprar alcool para limpar as pistas para avaliar melhor como estarão, espero que dê para recuperar... :-|

Caso não dê para recuperar, alguma forma de aproveitar os chips de ram ?

Imagem

Imagem

Aqui sem a varta, aka amiga killer:

Imagem

Bem, acabei por fazer um "Teardown" completo e não estou a gostar muito do que vejo...

Devido ao shield de baixo estar com ferrugem, tenho esta parte com algum "desgaste"

Apesar da maquina ligar, será problematico ?

Imagem

Imagem

Estes encontram-se assim:
Imagem

Naparovitse
Ranking: "Retro Maníaco"
Registado: 22 nov 2014, 00:58
Contacto:

Mensagempor Naparovitse » 14 mai 2018, 18:32

Se a board está a funcionar, em princípio não será problemático, no entanto sugiro que limpes bem com alcool isopropílico, conforme mencionou o Immortal.
Em relação aos condensadores, pela imagem não parecem estar de muita boa saúde, verifica se estão a verter e a minha sugestão passa por fazeres uma substituição de todos os condensadores por novos, e assim ficas com o Amiga apto para mais uns bons pares de anos. ;)

Vladdrac
Contacto:

Mensagempor Vladdrac » 20 mai 2018, 15:56

Boas,

Hoje comecei o processo de recuperação do A500.

Nesta fase irei recuperar ao nível estetico, quando ganhar "coragem" irei tratar da substituição dos condensadores (PS: alguem conhece algum site de confiança que venda condensadores para o A500?).

Antes:

Imagem

Durante:

Imagem

Depois:

Imagem

Antes:

Imagem

Durante:

Imagem

Depois:

Imagem

madcap
Ranking: "Retro God"
Registado: 29 out 2014, 23:07
Contacto:

Mensagempor madcap » 21 mai 2018, 09:48

Vladdrac Escreveu:Hoje comecei o processo de recuperação do A500.

Nesta fase irei recuperar ao nível estetico, quando ganhar "coragem" irei tratar da substituição dos condensadores (PS: alguem conhece algum site de confiança que venda condensadores para o A500?).

Excelente trabalho!
Há uns tempos também fiz a recuperação do shielding do meu A500 e documentei aqui no forum:

Antes: viewtopic.php?f=8&t=842&p=9385#p9385
Depois: viewtopic.php?f=8&t=842&p=9385#p9580

Já agora, desde que instalei a Vampire, não estou a usar este shielding. Se alguém estiver interessado, diga, que eu ofereço.
Battery Backed up Clock not found

Vladdrac
Contacto:

Mensagempor Vladdrac » 27 mai 2018, 15:12

Boas,

Detectei que as teclas da parte de baixo do teclado não estão a funcionar, z,x,c,b,n,m,space. E cursor baixo.

Abri é limpei a membrana, fiz uma inspeção visual e não detectei nenhuma pista partida, contudo e após a limpeza, as teclas continuam sem dar nada.

Alguém com alguma pista sobre o que poderá eventualmente ser? Estou um pouco perdido.

Naparovitse
Ranking: "Retro Maníaco"
Registado: 22 nov 2014, 00:58
Contacto:

Mensagempor Naparovitse » 01 jun 2018, 14:17

Eu diria que seria uma pista partida, para teres a certeza testa com um multimetro a condutividade das mesmas. ;)

Vladdrac
Contacto:

Mensagempor Vladdrac » 01 jun 2018, 14:38

Naparovitse Escreveu:Eu diria que seria uma pista partida, para teres a certeza testa com um multimetro a condutividade das mesmas. ;)

Tentei fazer isso, curiosamente não consengui medir a continuídade nas pistas... um tipo do forum eab sugeriu medir as pistas com o pin 32 do controlador do teclado... vou tentar saber qual o dito do pin :-)

Vladdrac
Contacto:

Mensagempor Vladdrac » 16 jun 2018, 23:39

Viva,

Consegui resolver o problema das teclas z,x,c,v,b,n,m,,.,-

Visualmente estava tudo ok, mas consegui identificar a pista danificada.

Consegui soldar a pista numa das pontes de ligação de pista, pois as mesmas tem uma area maior onde a solda poderia "agarrar".

Não ficou bonito, mas deu para desenrascar, depois de medir com o multimetro foi possivel confirmar que estava tudo bem :-)

Imagem

Aproveitei a deixa e decidi remover os dois condensadores de 3300uf que aparentavam estar com mau aspecto:

Imagem

Os novos no sitio:

Imagem

A testar, ja com uma gotek:

Imagem

Também aproveitei para soldar sockets para as memorias, ainda não fiz o modd para memoria onchip.

Imagem

Já agora queria fazer o modd mas colocando um switch para activar/desactivar, alguem tem algum esquema ? agradecia a partilha.

Voltar para “MODS / REPARAÇÕES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante