Ajuda a avaliar qualidade de um monitor 1084

Discussão geral sobre hardware do amiga.
sanedu
Registado: 13 abr 2018, 09:08
Contacto:
Status: Desligado

Ajuda a avaliar qualidade de um monitor 1084

Mensagempor sanedu » 25 abr 2018, 17:11

Boas.

Venho pedir a ajuda dos pros do hardware do Amiga na avaliação de um monitor 1084. Encontrei uma pessoa que quer vender um mas não dá para ver em pessoa a funcionar devido à distância, etc. Vou pedir-lhe que me envie umas fotos/filmes do ecrã em funcionamento.

Há alguma coisa em especial a que deva estar atento? Estou com algum receio de me comprometer pois, como ainda não tenho um Amiga, se o comprar não sei quando é que vou poder testá-lo a sério (para já só tenho um Spectrum +2 :) ).

Desculpem aqui o "noob" mas é que eu nunca vi um Amiga real a funcionar ligado a um CRT. Não sei o que poderá ser normal ou não num CRT, apenas tenho experiência com emulação...

Obrigado desde já!

madcap
Ranking: "Retro God"
Registado: 29 out 2014, 23:07
Contacto:

Re: Ajuda a avaliar qualidade de um monitor 1084

Mensagempor madcap » 26 abr 2018, 11:19

Garante que a imagem é nítida, estável, tem boa cor, e que todos os inputs funcionam (RGB, composite).
Também dá jeito que o som esteja bom, mas é secundário pois podes sempre ligar umas colunas ao amiga.
Verifica também que o monitor não faz barulhos estranhos enquanto está ligado.
Alguns problemas típicos do 1084S:
- botão de power (traseiro) costuma estragar-se e não fixa na posição ON. Normalmente o pessoal prende o botão com um palito e liga/desliga o monitor na tomada. Por isso, se o botão não estiver bom, não desistas da compra.
- portinhola frontal costuma partir-se e não se mantém na posição fechada.

Outra coisa importante a garantir: um preço justo ;)
Battery Backed up Clock not found

sanedu
Contacto:

Mensagempor sanedu » 27 abr 2018, 00:06

Obrigado pelas dicas!

Entretanto desisti. Cheirou-me a esturro. Nunca me dava respostas claras às minhas perguntas, enviou-me umas imagens manhosas e desfocadas que nunca deixavam ver bem o ecrã, nenhuma das imagens era de ecrã completo (eram sempre só gráficos nos dois terços superiores; eu sei que muitos jogos não mostram nada em baixo mas apesar da minha insistência, recusou enviar-me uma imagem que ocupasse todo o ecrã), não me mandou fotos dos inputs apesar de o ter pedido...

Fica para a próxima. Mas sem pressas. O facto é que a minha velhinha TV Sony Trinitron de 14" tem uma imagem porreira, por isso, para já, a prioridade é comprar o Amiga.

Já agora, para quem tem monitores Commodore como o 1084, 1085, etc., como é que a imagem deles se compara com uma tv como a Sony Trinitron?

PortuguesePilot
Registado: 17 set 2015, 17:54
Contacto:

Mensagempor PortuguesePilot » 27 abr 2018, 11:52

O monitores Commodore 1084S (ou até o 1085S) parecem-se todos iguais por fora mas por dentro são bastante diferentes.

Os 1084S são os que têm maior variedade. Nestes tens:

1) O 1084S-D1, que tem electrónica da Daewoo com fichas RGB (analógicas e digitais), S-Video e Compósito.
2) O 1084S-P, que é esteticamente diferente dos outros, pois parece-se mais com o Commodore 1084 (sem o S), sendo que electronicamente são idênticos por dentro, sendo electrónica Philips, quase igual ao mítico monitor Philips CM8833, mas infelizmente sem a ficha SCART (mas com todas as outras).
3) O 1084S-D2, que tem também electrónica Daewoo, também com as fichas RGB, S-Video e Compósito. Tem um botão de escala de verdes por detrás da tampa dianteira. Tenho um, desde 1989/1990, que ainda funciona bem, apesar de já não fixar o botão do power e a portinhola da frente ter sido estragada por uma das senhoras da limpeza que ia à casa dos meus pais. O facto de trabalhar sem avarias non-stop há quase 30 anos - inclusivé durante a minha pré-adolescência com períodos de grande abuso, tipo 20h por dia a jogar - revela a qualidade deste "animal".
4) O 1084S-P1 que é idêntico em tudo ao 1084S-P mas com a carnagem usual dos 1084S, pelo que é uma espécie de "santo graal" dos 1084S. Comprei um há uns tempos, muito bem conservado, mas que depois me "morreu" numa avaria que aparentemente tem a ver com a ineficácia do amplificador de corrente e um arranjo superior a 100€. Por isso, apesar da qualidade, também podem avariar catastroficamente. Apesar disso, do tempo em que o tive a funcionar, era o meu 1084S que tinha melhor qualidade de imagem (cores vibrantes e um interlace que parecia tremer menos do que nos Ds), que tinha maior número de fichas de ligação e que tinha um volume de som mais alto e com menos distorção. Para além disso estava muito bonito, com a portinhola a funcionar e o botão de power a fixar. Que pena que berrou.
5) O 1084S-P2, em tudo idêntico ao 1084S-P1. Nunca vi nenhum ao vivo, pelo que não sei que diferenças terá para o 1084S-P1.

Também há um 1083S-P1 que é muito idêntico ao 1084S-P, com a carnagem usual dos 1084S, mas que eu nunca vi ao vivo. Só vi mesmo imagens na net.
Existem vários 1085S que são em tudo idênticos aos 1084S, mudando somente a cor do sticker da Commodore de cinza para bege. Tenho um 1085S-D3 que é o monitor que mais utilizo (está conectado a um dos meus Amiga 1200) e que tem uma qualidade geral muito boa.

Dito tudo isto, digo também o seguinte: Os monitores têm o seu charme e completam a "família", por assim dizer, mas nos tempos actuais são sempre um investimento de risco. Dei 70€ pelo meu 1084S-P1 e quando parecia que tinha feito o negócio do século, dois mesitos depois avariou de forma séria e já me deram prognósticos de "deita fora" até ao "o arranjo é mais de 100€". Os monitores - mais do que os próprios Amigas - estão a chegar àquela fase negra de "morrerem". Há monitores feios que ainda estão bons por dentro (como o meu 1084S-D1) e há monitores bonitos que estão estragados ou quase (como o meu 1084S-P1), pelo que não há quaisquer garantias. A qualidade geral não está patente aos olhos (pelo menos sem abrir a máquina, e talvez nem abrindo). Corremos, portanto, o risco de comprar algo que não irá durar muito tempo.

Em contraponto, e respondendo ao que perguntaste, as televisões 4:3 CRT fazem quase o mesmo trabalho de um monitor Commodore. Se conseguires encontrar uma Sony Trinitron ou uma Philips FSQ que funcionem bem, agarra-as. Elas são, aparentemente, mais resilientes que os monitores, são usualmente mais baratas e com os novos cabos SCART disponíveis, têm uma qualidade de imagem idêntica à dos monitores. Dois dos meus Amiga 500 estão ligados a televisões (uma Trinitron de 15" e uma Sanyo C20CTX de 20") que têm uma qualidade de imagem que nada deixa a desejar perante os monitores. A Sanyo, com o seu tamanho de ecrã, providencia toda uma experiência diferente daquela que sempre tive quando era puto (os monitores 1084S são 14" com 13" visíveis). As televisões têm, também, um maior número de conecções do que os monitores, incluindo a já imprescindível ficha SCART, o que as torna muito mais versáteis. Os poucos senãos das televisões são a (muitas vezes) impossibilidade de mover a imagem horizontalmente ou verticalmente, como nos monitores e - nos casos das televisões mais recentes - poderem alterar a forma da imagem (se forem 16:9, a imagem fica "esticada" ou, se for colocado em 4:3 forçado, fica com os bordos negros nos cantos).

No geral, e sendo eu um utilizador de televisões E de monitores, eu escolheria uma televisão. Com os cabos SCART que pululam por aí, já não é necessário usar o modelador nem ligar por ficha de antena, o que produzia uma imagem com artefactos. A imagem agora é límpida, nítida e brilhante, como se fosse num monitor. São mais resistentes, mais baratas e podes usar tamanhos de ecrã maiores. Só recomendaria que comprasses uma CRT (se bem que algumas LCD também são boas) com formato de ecrã 4:3 para que a experiência fosse a melhor possível.

Espero ter ajudado.
Orgulhoso utilizador de um Commodore Amiga!

sanedu
Contacto:

Mensagempor sanedu » 27 abr 2018, 23:29

Ajudaste e muito, PortuguesePilot, obrigado! Foi uma verdadeira lição sobre a matéria. Melhor do que a Wikipédia!

Já tinha essa noção, de que a antiguidade destes monitores torna a sua compra um tiro no escuro mas estava mesmo com vontade de arranjar um. Também não ajuda nada que os preços que andam a ser pedidos são várias vezes superiores aos de uma tv com qualidade semelhante.

Actualmente tenho uma tv pequena Sony Trinitron (14") ligada ao +2 e a qualidade da imagem parece-me excelente. Gostava de poder comparar com um dos monitores 1084, etc., mas, a não ser que me apareça um com um preço razoável e que possa testar em pessoa, vou pôr o assunto de parte.

Mais uma vez, obrigado! (este fórum é 5* 8-) !!!)

Voltar para “HARDWARE”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante