Ajuda - ZX spectrum

Partilha os teus conhecimentos técnicos com a comunidade
camurso_
Registado: 17 dez 2015, 13:57
Contacto:
Status: Desligado

Ajuda - ZX spectrum

Mensagempor camurso_ » 16 mar 2018, 22:13

Malta, passado mais de um ano, resolvi ligar o meu ZX depois de uma troca de casa e de TV.
Acontece que, quando o liguei, não consegui obter uma imagem limpa e não consegui retirar o ruído, mesmo ajustando manualmente a pesquisa do sinal;

Alguém da zona do porto/Gaia disposto a me ajudar?

Nota: não sei se é relevante, mas tenho-o ligado a um transformador de um 128k. Será que queimei alguma coisa?

Immortal
Site Admin
Registado: 29 out 2014, 18:52
Contacto:

Re: Ajuda ZX spectrum

Mensagempor Immortal » 16 mar 2018, 22:45

Não é só ruido que tens na imagem, também tens "ghosting", esse efeito de arrastamento que tens nas letras.
Uma coisa importante...esqueceste de referir qual é o modelo do teu spectrum
48k rubber keys, 48k+, 128k +2a, Timex 2068, Msx 8010, C64 Breadbin, C64c, C64G, A500, A600, A1200, Compaq Cds 524, 486 DX2 66mhz, 486 DX4 100mhz, Pentium 166mhz

camurso_
Contacto:

Re: Ajuda ZX spectrum

Mensagempor camurso_ » 16 mar 2018, 23:08

Immortal Escreveu:Não é só ruido que tens na imagem, também tens "ghosting", esse efeito de arrastamento que tens nas letras.
Uma coisa importante...esqueceste de referir qual é o modelo do teu spectrum

Tens razão, esqueci-me. É um 48k, daí ter falado no transformador.

Immortal
Site Admin
Contacto:

Re: Ajuda - ZX spectrum

Mensagempor Immortal » 16 mar 2018, 23:27

Como o ligaste à TV? por Antena RF? ou o teu 48k já tem o mod de video composto?

Esse ghosting poderá eventualmente estar a ser provocado pela PSU do 128k, mas para teres a certeza terias de medir com um multimetro.

Dentro dos modelos 128k, os transformadores do 128k+ toastrack e do 128k +2 Grey, partilham a mesma voltagem do 48k, por isso nesse aspeto podes ficar descansado, o transformador que estás a utilizar é compativel e não vais queimar nada.

Voltagem original 48k

Imagem

Já agora se puderes testa num outra TV...
48k rubber keys, 48k+, 128k +2a, Timex 2068, Msx 8010, C64 Breadbin, C64c, C64G, A500, A600, A1200, Compaq Cds 524, 486 DX2 66mhz, 486 DX4 100mhz, Pentium 166mhz

camurso_
Contacto:

Mensagempor camurso_ » 17 mar 2018, 08:36

Testei na TV da sala. Igual. Ruído, fantasma e imagem não nítida. Uso o cabo RF.

Stephen Falken
Ranking: "Retro Maníaco"
Registado: 10 nov 2014, 18:19
Contacto:

Mensagempor Stephen Falken » 17 mar 2018, 11:02

@camurso:

Mas escreves como se anteriormente à mudança de casa/TV o teu 48K tivesse uma imagem melhor do que aquela que apresenta agora?

Pode acontecer que o televisor no qual estavas a utilizar o spectrum tivesse ajustes que conseguiam reduzir ou mascarar o ruído de tal maneira que a imagem ficasse muito limpa, mas agora se mudaste para uma TV diferente, os ajustes também serão diferentes e até podem não dar os mesmo resultados. :roll:

Já não tens a TV antiga...? :mrgreen:

Todavia, da minha experiência, um 48K por RF não poderá dar uma imagem de grande qualidade (mesmo um 128k com saída de CVBS será sempre melhor). :|

O que podes fazer?

Utilizar um cabo coaxial de ligação à TV de qualidade (blindado, de 75 ohm de impedância), experimentar uma fonte de alimentação devidamente regulada, estabilizada e filtrada, fazer o mod para video-composto (se bem que ainda terás dot-crawl/color-bleed), eventualmente trocar todos os condensadores electrolíticos da board e até fazer um upgrade aos condensadores de desacoplamento das memórias.

Mas sinceramente, se está a funcionar... não lhe mexas muito porque os 48k avariam-se muito facilmente! :!:
Is it a game, or is it real?

camurso_
Contacto:

Mensagempor camurso_ » 17 mar 2018, 11:33

Eu não vou mexer nele, não percebo nada de ferro.
Queria era saber se há algum voluntário que perceba da poda para ver o que se pode fazer pela máquina e dar-lhe essas revisões que deve precisar.
Tudo tem um custo e não me importo de pagar.

Immortal
Site Admin
Contacto:

Mensagempor Immortal » 17 mar 2018, 11:41

Não deverias limitar a ajuda à zona do Porto, isso restringe automaticamente o universo de pessoas que te podem ajudar, uma vez que a maioria dos membros do nosso forum são oriundos de outras cidades.

Qual é a REV da tua board? está escrito no pcb...Issue 2? Issue 3?

Mas antes de mandares reparar o que quer que seja, seria ideal se pudesses ligar o teu 48k a uma TV CRT, para veres se a anomalia permanece a mesma, era importante fazeres esses despiste.

Os valores que os spectrums debitam enquanto estão a aquecer são variáveis e as tvs modernas não são tolerantes a isso, elas procuram por essa variação e bloqueiam o sinal que estiver mais forte. O output do spectrum, por vezes é demasiado alto e sobrecarrega a maioria das TV's modernas, provocando anomalias na qualidade da imagem. Os CRT's como são analógicos, são bem mais tolerantes a essas variações de voltagem. Pode até não ser esse o teu caso, mas definitivamente eu começaria por aí.

Se ao realizares esse despiste, comprovares que afinal o teu spectrum está funcional ótimo, se for algo mais do que isso, tens 2 opções, podes contactar por PM o nosso recente membro Avreparacoes, ele mora perto de Vila do Conde (o resto do pessoal que conheço é de Lisboa) ou então envias isso por ctt expresso para a amigastore em Espanha, não fica tão caro quanto se possa pensar quer na mão de obra, quer no valor dos portes, é para lá que mando todas as minhas máquinas, eles consertam qualquer computador retro, não estão limitados ao amiga. (Se enviares só a board em vez do computador completo, não deverás gastar mais do que 7€ no envio e tem tracking)

camurso_
Contacto:

Mensagempor camurso_ » 19 mar 2018, 11:28

Olá bom dia a todos,
No facebook indicaram-me alguém que mora na minha zona.
O problema era no modulador (eu não percebo muito de ferro, tal como tinha dito).
Já está reparado e a pessoa vai-me fazer aquele mod para o sinal sair por composto (componente?, Nunca sei), apesar de não perceber muito bem a vantagem disso...

Obrigado a todos!

Voltar para “MODS / REPARAÇÕES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante