WebSID: Sintetizador C64 [Google Chrome]

Discussão sobre os principais emuladores do C64 para as diferentes plataformas.
Immortal
Site Admin
Registado: 29 out 2014, 18:52
Contacto:
Status: Desligado

WebSID: Sintetizador C64 [Google Chrome]

Mensagempor Immortal » 13 abr 2015, 22:15

O Commodore 64 entre outras coisas, era conhecido pelo seu módulo de áudio SID, capaz de acordes impressionantes que na época surpreenderam tudo e todos. O SID, ( dispositivo de interface de som ) poderia produzir 3 vozes de uma só vez , quatro formas de onda, 3 moduladores de amplitude e 4 envolturas, juntando isto tudo, o c64 abriu multiplas possibilidades no panorama musical.

Os mais afortunados podiam na época, recorrer a acessórios tais como o music maker ou ir mais longe com algo mais profissional como um kit de teclado e um sound expander, para produzir música profissionalmente na plataforma.

Commodore-Music-Maker-.jpg

Entretanto a tecnologia evolui e surge-nos agora o WebSID! este é um aplicativo que é nada mais nada menos, que um sintetizador para o c64 que pode ser baixado gratuitamente da loja web Chrome e pode ser utilizado offline.

WebSID-Commodore64.jpg

A aplicação conta com 2 teclados, sendo a parte superior o piano mais tradicional, enquanto a parte inferior conta com um teclado polifónico mais atual. Existem também opções para modificar o chiptune, filtros, reverbs, frequência e todos os complementos que o sid da commodore é capaz de realizar.

VIDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=NsOHPGTR-uo

DOWNLOAD:
https://chrome.google.com/webstore/deta ... e-ntp-icon

Naparovitse
Ranking: "Retro Maníaco"
Registado: 22 nov 2014, 00:58
Contacto:

Re: WebSID: Sintetizador C64 [Google Chrome]

Mensagempor Naparovitse » 22 abr 2015, 22:02

Vou ter que testar isto... :D
Obrigado Immortal!

Stephen Falken
Registado: 10 nov 2014, 18:19
Contacto:

Mensagempor Stephen Falken » 23 abr 2015, 17:27

Isto deixou-me... SID-erado ! :mrgreen:

Por momentos julguei que estava a ouvir uma composição do Vangelis. :P

Tenho que ouvir com mais atenção as músicas que se faziam para o C64, já que na altura passou-me ao lado. :?

Immortal
Site Admin
Registado: 29 out 2014, 18:52
Contacto:

Mensagempor Immortal » 23 abr 2015, 17:33

a sonoridade é imagem de marca do c64, não sabes o que tens andado a perder ;)

Stephen Falken
Registado: 10 nov 2014, 18:19
Contacto:

Mensagempor Stephen Falken » 24 abr 2015, 14:06

Ando a documentar-me e a experimentar alguns jogos no Vice para apanhar algumas das músicas mais emblemáticas, de acordo com as opiniões que tenho lido.

É claro que não haverá nada que substitua the real thing - e o ideal era ter vivenciado isso nos anos de ouro do C64 - só que nesse tempo quem morava cá era o Spectrum e obviamente é desse que guardo uma maior memória sonora.

Existem dois computadores pelos quais tenho alguma curiosidade, o Atari St e C64 mas ainda não surgiu a oportunidade para os explorar mais a fundo. :|

Tenho ouvido no youtube alguns remixes e actuações ao vivo de alguns tunes mas sinto que estou a fazer as coisas ao contrário, devia começar pelo SID puro e só depois ir para esse patamar. :?

Também tenho lido que houveram várias revisões do chip SID (7? 8?) e que existem algumas diferenças subtis entre eles, portanto, nem todos os C64 soam da mesma maneira? Qual o melhor? E o pior? :?:

Isto é um mundo novo que tenho que descobrir! :)

Voltar para “EMULAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante