Amiga RF shielding

Partilha os teus conhecimentos técnicos com a comunidade
drac0nian
Ranking: "Retro Master"
Registado: 03 fev 2015, 18:03
Contacto:
Status: Desligado

Re: Amiga RF shielding

Mensagempor drac0nian » 06 fev 2017, 11:17

Este fim de semana aproveitei o bom tempo para umas experiências :)

Imagem
Imagem
Imagem

Após 24H e quatro litros de Coca-Cola gastos, posso dizer que o resultado ficou aquém do que esperava...

As manchas castanhas de ferrugem saíram, ou melhor, saíram depois de passar o esfregão de aço. Eu estava esperançoso que aquelas áreas oxidadas, mais pretas, também tivessem desaparecido, mas mantiveram-se. Vou ter que dar outro tratamento às chapas, mas não vou decapar porque o químico para isso é demasiado caro.

Não tenho aqui comigo fotos do resultado final, mas mais logo já as meto para compararem.

madcap
Ranking: "Retro God"
Registado: 29 out 2014, 23:07
Contacto:

Mensagempor madcap » 05 mar 2017, 16:42

Foi a minha vez de tratar do RF shield do meu Amiga 500. Não usei Coca-Cola, mas sim um produto próprio para ferrugem: DESOX.

Fotos do "antes":

Imagem

Imagem

Como podem ver não estava em muito más condições, mas tinha alguma ferrugem nas extremidades.

Barrei a chapa com o DESOX e esperei cerca +/- 1h. Eles dizem 30 minutos, mas como os resultados estavam a demorar, resolvi dar-lhe mais algum tempo.

Resultado final:

Imagem

Imagem

As principais concentrações de ferrugem desapareceram, mas a chapa continua manchada e ainda por cima perdeu o brilho que tinha :( Possivelmente precisa de ser lixada/polida. Alguém sabe como é que se poderia melhorar o aspecto disto? Ainda não epxerimentei dar-lhe com o esfregão verde. Apenas passei por água.

Na embalagem do DESOX até diz que não é preciso lavar com água porque o produto ajuda a manter a ferrugem longe do metal.

devius
Ranking: "Retro Maníaco"
Registado: 13 jan 2016, 11:03
Contacto:

Mensagempor devius » 05 mar 2017, 20:43

Eu experimentei recentemente desenferrujar uns parafusos, primeiro com vinagre de cidra e depois com coca-cola, mas também acabei com resultados semelhantes :( Ou seja, passaram de cor-de-laranja para pretos. Não sei o que é melhor/pior. No entanto tive bom sucesso com coca-cola num espelho traseiro de motherboard de PC que não estava mesmo enferrujado, tinha apenas algumas pintas pretas. Nesse caso ficou perfeito!

Parece-me que a eficácia dos produtos para desenferrujar depende muito do tipo de metal e do tipo e estado da oxidação.

@madcap Acho que podes tentar lixar com uma lixa muita fina, tipo grão 800 ou superior e isso deverá restaurar um pouco a cor original, mas não deverá ficar mesmo brilhante como estava antes. Outra hipótese é pintar com uma tinta de spray "cromado" que na prática não parece muito cromado quando se aplica. Fica mais parecido com o que tinhas antes do Desox.

paulo_becas
Registado: 30 out 2014, 08:55
Contacto:

Mensagempor paulo_becas » 12 mar 2017, 10:56

Lixem tudo apliquem primário e pintem com spray esmalte prateado, é a melhor opção, já tentei tudo e o resultado é sempre o mesmo, mesmo que a ferrugem desapareça a chapa fica completamente desprotegida e é certo que a ferrugem volte rapidamente.

madcap
Contacto:

Mensagempor madcap » 12 mar 2017, 22:52

Ok @paulo_becas, esse argumento da ferrugem voltar a aparecer é muito forte. Acho que vou seguir o teu conselho :)

madcap
Contacto:

Mensagempor madcap » 02 mai 2017, 22:10

Resolvi pintar o meu shielding.
Lixei, passei com primário e, por fim, dei-lhe com tinta prateada. O resultado final é muito positivo. Poderia ter ficado melhor se aqui o artista tivesse algum jeito para pinturas :lol:
Talvez ainda dê uma segunda de mão na parte superior porque ficou com umas falhas...

A qualidade das fotos também não é grande coisa, mas acho que dá para ver a diferença em relação às fotos do "antes" (vejam nos posts anteriores):

Imagem

Imagem

Immortal
Site Admin
Registado: 29 out 2014, 18:52
Contacto:

Mensagempor Immortal » 02 mai 2017, 22:11

I-M-P-E-C-Á-V-E-L :mrgreen:
Excelente trabalho! 8-)

devius
Ranking: "Retro Maníaco"
Registado: 13 jan 2016, 11:03
Contacto:

Mensagempor devius » 02 mai 2017, 22:19

madcap Escreveu:Resolvi pintar o meu shielding.
Lixei, passei com primário e, por fim, dei-lhe com tinta prateada. O resultado final é muito positivo.

Muito melhor! Agora já te podes orgulhar do resultado :)

madcap
Contacto:

Mensagempor madcap » 02 mai 2017, 23:23

Agora falta a chapa de baixo :)

Voltar para “MODS / REPARAÇÕES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante