AWE32 - Games List

Discussão geral sobre tudo que esteja relacionado com o ms-dos.
Immortal
Site Admin
Registado: 29 out 2014, 18:52
Contacto:
Status: Desligado

AWE32 - Games List

Mensagempor Immortal » 06 mar 2017, 12:34

Criei este tópico, para partilharmos os jogos de msdos que suportam nativamente a AWE32 ;)

Deixo-vos abaixo com um link, se conhecerem algum que não esteja lá listado ou se conhecerem um patch para um determinado jogo, por favor partilhem aqui no tópico.

http://www.mobygames.com/attribute/shee ... d,128/p,2/

devius
Ranking: "Retro Maníaco"
Registado: 13 jan 2016, 11:03
Contacto:

Re: AWE32 - Games List

Mensagempor devius » 06 mar 2017, 13:01

Parece-me que alguns jogos dessa lista não vão soar diferente numa AWE32 do que em qualquer outra placa de som. Acho que essa lista apenas inclui jogos que funcionam e foram testados numa AWE32, não necessariamente que vão tirar o máximo partido da placa. Por exemplo o Command & Conquer está na lista, mas esse jogo só usa CD-Audio para a música.

Encontrei este artigo a analisar a AWE32 na altura em que saiu (1994) e menciona estes jogos com suporte nativo para as capacidades musicais da placa:

• AD&D Al-Qadim: The Genie's Curse (SSI)
  • Doom v 1.4 (Id)
  • The Elder Scrolls: Arena (Bethesda)
  • Inherit the Earth (New World Computing)
  • Raptor v 1.1 (Apogee)

Se calhar é uma boa lista para começar :)

Já agora, a linha SET MIDI no autoexec.bat tem algumas opções interessantes em termos de música:

Código: Selecionar todos

set midi=synth:2 map:G mode:2

A opção SYNTH:2 faz com que a música use o interface MPU-401 externo através da porta de joystick, e SYNTH:1 vai usar o chip EMU8000 interno da própria placa. No outro dia se calhar isto não estava configurado para a opção 1 e é por isso que não se ouvia música no Doom.

A linha AWEUTIL também tem opções que controlam a música. Há a possibilidade de emular um interface General Midi (GM), General Standard (GS) e MT-32 para os jogos que não suportam a AWE32 nativamente. Deverá ser interessante jogar com estas opções :D

Immortal
Site Admin
Registado: 29 out 2014, 18:52
Contacto:

Mensagempor Immortal » 06 mar 2017, 13:56

devius Escreveu:A opção SYNTH:2 faz com que a música use o interface MPU-401 externo através da porta de joystick, e SYNTH:1 vai usar o chip EMU8000 interno da própria placa. No outro dia se calhar isto não estava configurado para a opção 1 e é por isso que não se ouvia música no Doom

Se fosse só nesse jogo, só tinha som fx nos jogos, tudo que fosse música midi não estava a funcionar em jogo nenhum :(

A minha placa é um bocado única - C73670, a minha bios detecta-a como uma SB32 pnp, mas nem é verdadeiramente uma AWE32 ou uma SB32 (esta última quando foram lançadas em 1995). Estou mais inclinado para dizer que é uma revisão posterior da SB32 pnp, mas até no site da creative ela aparece listada como AWE32 PnP :P

O chip principal dela provém de uma AWE64, utilizando o utilitário DIAGNOSE que vem com as drivers, a versão do DSP é a 4.16, precisamente a que foi apenas utilizada na awe64.

Esta deverá sera principal razão porque a minha driver original não estava a funcionar, porque a AWEUTIL que eu tinha, era de uma versão anterior.

O beneficio desta CT3670 é ser "bug free" em termos do chamado "MIDI hanging note bug", mas não possui um verdadeiro chip Yamaha OPL3 FM , utiliza antes o CQM synthesis que é propriedade da Creative e também não tem 512kb de memória onboard.

Por último e ao contrário de uma AWE64 verdadeira, esta tem 2 slots de memória simm que permitem fazer upgrade à RAM e carregar soundfonts, depois do upgrade feito à ram, ela torna-se muito similar a uma AWE64 ;)

devius Escreveu:A linha AWEUTIL também tem opções que controlam a música. Há a possibilidade de emular um interface General Midi (GM), General Standard (GS) e MT-32 para os jogos que não suportam a AWE32 nativamente. Deverá ser interessante jogar com estas opções :D

Sim suporta emulação MT-32 utilizando os comandos /EM:MT32 switch, mas isto só é realmente útil em jogos que não requeiram o modo MPU-401 MIDI verdadeiro e que não utilizem os comandos "sysex" para carregarem patches customizados (como a mt-32 verdadeira o faz).

Por outras palavras, a emulação mt-32 é muito similar ao som de uma Roland Sound Canvas (ex: SC-55)

BTW já consegui configurar a música no DOOM, mas o meu infelizmente é a versão 1.2, por isso não estou a tirar partido da awe32, precisamente como já indicaste a partir da versão 1.4 já suporta a AWE32, tenho de sacar essa versão ;)

devius
Ranking: "Retro Maníaco"
Registado: 13 jan 2016, 11:03
Contacto:

Mensagempor devius » 06 mar 2017, 14:40

Immortal Escreveu:BTW já consegui configurar a música no DOOM, mas o meu infelizmente é a versão 1.2, por isso não estou a tirar partido da awe32, precisamente como já indicaste a partir da versão 1.4 já suporta a AWE32, tenho de sacar essa versão ;)

Força: http://www.doomworld.com/classicdoom/info/patches.php

Voltar para “MS-DOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante