Ajuda: socket IEC explosivo!

Esclarece as tuas dúvidas com a comunidade.
Demonstra passo a passo o funcionamento de alguma coisa.
madcap
Ranking: "Retro God"
Registado: 29 out 2014, 23:07
Contacto:
Status: Desligado

Ajuda: socket IEC explosivo!

Mensagempor madcap » 29 jun 2017, 09:27

Ok, depois do assunto sensasionalista, passo a explicar o que se passa.

Ontem estive a usar o meu Amiga 2000 durante cerca de 1 hora. Depois de o desligar, ainda estive por ali a fazer umas coisas no meu pc. Às tantas oiço um barulho estranho vindo do Amiga, parecia o som de uma mola a soltar-se (boiiing) seguido de um "pfffffffff". Por fim, veio um cheiro químico de dentro do computador.

Tirei o cabo de alimentação, abri o amiga, abri a fonte de alimentação e deparo-me com o seguinte cenário: o conector IEC (onde se liga o cabo de alimentação) "rebentou" e saiu de lá um líquido amarelado. Tive sorte por isso não ter acontecido quando andei a mudar a fonte de alimentação, aqui há uns dias, senão tinha levado com o líquido na cara.

Imagem

As questões que tenho:
- Que raio de líquido é aquele?
- Porque é que o conector explodiu? Será por ser antigo (30 anos)?
- Posso substituir aquele componente por um novo?

Ao procurar no ebay reparei que existem dois tipos diferentes de conectores. Que cuidados devo ter a comprar uma coisa destas? Os dois conectores que encontrei são estes, muito diferentes:

Imagem
Imagem

Será que o problema está relacionado com o facto de eu ter substituído a fonte por uma ATX, mas não ter mudado o conector IEC?

Obrigado.

saldali
Registado: 20 mai 2015, 23:26
Contacto:

Re: Ajuda: socket IEC explosivo!

Mensagempor saldali » 29 jun 2017, 11:26

Olá madcap
Essas fichas possuem componentes para filtragem de interferência, talvez um condensador tenha rebentado. Ao trocar a fonte deves ter colocado un stress adicional aos componentes com 30 anos que cederam. Podes comprar esse componente em Portugal, eu não iria ao eBay. A Robert mauser tem no catalogo e envia por correio.

https://mauser.pt/catalog/product_info. ... s_id=61009

A característica a respeitar é a potência (W) da fonte. Não gostei nada da emenda com conectores de bornes, acho muito perigoso. Eu faria a emenda soldando fio com fio e com manga retráctil a proteger, isto se não for possível trocar os fios completos. Quando tiveres a nova ficha poderias fazer o teste com a fonte fora do Amiga, se possível, durante umas boas horas, para previnir danos ao Amiga.
Abraço
Alex
Última edição por saldali em 29 jun 2017, 11:39, editado 1 vez no total.

paulo_becas
Registado: 30 out 2014, 08:55
Contacto:

Mensagempor paulo_becas » 29 jun 2017, 11:37

Não te preocupes muito com isso, esses conectores costumam ter condensadores dentro ou eles próprios são uns grandes condensadores.
Pela minha experiência, podes trocar isso por uma normal sem ser dessas tipo condensador, como o que mostras na segunda foto. Até podes aproveitar um de alguma fonte velha que tenhas por ai, é tirar um e meter outro e a coisa funciona.
Como qualquer condensador, verifica se não escorreu acido para os componentes, mas pelas fotos não me parece.

Lembra-te que o pino do meio é a terra, o fio amarelo e verde, os outros é indiferente

drac0nian
Ranking: "Retro Master"
Registado: 03 fev 2015, 18:03
Contacto:

Mensagempor drac0nian » 29 jun 2017, 12:17

Isso é trocar esse por outro novo, de preferência com shield... não tem nada que saber. Tal como o paulo_becas falou acima certifica-te que não tens esse químico derramado por cima do pcb ou de outro componente.

madcap
Contacto:

Mensagempor madcap » 30 jun 2017, 00:42

Obrigado a todos pela ajuda.

Hoje estive a ver melhor e afinal tinha um bom bocado de ácido derramado na PCB. Já limpei e ficou como nova.

Agora a ideia será mesmo substituir o conector por um novo, dos normais, sem condensadores, pois era um desses que vinha na fonte ATX que coloquei no Amiga. Vou seguir a sugestão do @saldali e testar a fonte fora do Amiga, para ter a certeza que está tudo bem.

Agora tenho uma dúvida: alguém sabe como é que se remove aquele conector? Aquilo não está preso por parafusos. Não sei como é que se tiram aqueles "fixadores".

Outra questão: acham que vale mesmo a pena tirar os conectores de bornes e soldar os fios e isolar com manga termo-retráctil como refe o @saldali? Eu não tenho experiência de soldadura, mas se calhar está na altura de ganhar uns novos skills.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

drac0nian
Contacto:

Mensagempor drac0nian » 30 jun 2017, 10:53

madcap Escreveu:alguém sabe como é que se remove aquele conector? Aquilo não está preso por parafusos. Não sei como é que se tiram aqueles "fixadores".

Isso está fixo com rebites. A forma mais rápida que tens de tirar é furá-los com um berbequim e uma broca de metal. Depois podes utilizar a furação para fixares o novo conector com parafusos e porcas.

madcap Escreveu:acham que vale mesmo a pena tirar os conectores de bornes e soldar os fios e isolar com manga termo-retráctil como refere o @saldali?

Não, deixa estar os bornes. Utiliza é manga termo-retráctil para os isolares.
Se não tiveres pistola de ar para aquecer a manga, não inventes com isqueiros como frequentemente é sugerido por aí. Utiliza o ferro de soldar para levemente aqueceres a manga. Tens é que depois limpá-lo da fina camada de resíduo plástico que se vai agarrar a ele.

saldali
Contacto:

Mensagempor saldali » 29 jul 2017, 02:06

drac0nian, e como ficou este assunto?...

drac0nian
Contacto:

Mensagempor drac0nian » 29 jul 2017, 02:20

saldali Escreveu:drac0nian, e como ficou este assunto?...

Oi?

Tens que fazer essa pergunta é ao madcap ;)

saldali
Contacto:

Mensagempor saldali » 29 jul 2017, 10:56

Ups... Pois é :)

madcap
Contacto:

Mensagempor madcap » 31 jul 2017, 09:47

Estive de férias, por isso ainda não voltei a pegar neste assunto.

Nos próximos dias, vou substituir o socket por um normal (tal como o que vinha na fonte atx).
Também tenho a hipótese de substituir novamente a fonte na sua totalidade, porque se calhar vou conseguir uma de borla :)

Depois dou novidades.

Voltar para “AJUDA / TUTORIAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante