Crowdfunding do Spectrum Next foi um enorme sucesso!

A campanha de crowdfunding do Spectrum Next chegou ontem ao fim e foi um enorme sucesso, ultrapassando a impressionante marca das 720.000 libras!

Não só foram atingidos os valores mínimos de financiamento da campanha, como foram alcançados todos os objetivos adicionais. O que isso significa? que vamos ter um next com maior capacidade e mais funcionalidades.

O FPGA SLX9 previsto originalmente, foi atualizado para o seu irmão mais velho o SLX16, o que permitiu libertar espaço físico para adicionar novo hardware.

A motherboard passa a contar a partir de agora, com slots para os chips de memória Ram e para a ligação WiFi, evitando assim a necessidade de soldar para expandir a máquina ou para efetuar manutenções.

A capacidade de memória foi aumentada para 1MB de RAM, em vez dos 512 Kb originalmente previstos, permitindo aos programadores desenvolver programas e aplicações melhores.

O manual em versão física será uma realidade e os seus criadores fizeram questão de realçar que este será algo de muito especial.

Os “backers” irão receber 5 novos jogos:
Rex NEXT, um clássico totalmente reimaginado para tirar partido das funcionalidades do next.
– Wonderful Dizzy, um novo jogo da saga Dizzy, que será desenvolvido pelos Oliver twins em parceria com a equipa responsável pelo recente remake do Crystal Kingdom Dizzy.
DreamWorld Pogie e No Fate, frutos da parceria entre os Oliver Twins e a equipa por detrás do Castlevania: Spectral Interlude.
Nodes of Yesod, outro clássico reimaginado para o next, da autoria de Steve Wetherill.

O conhecido chip SID, responsável pelo incrível som do commodore 64, foi adicionado ao FPGA do Next, permitindo que este reproduza qualquer chiptune SID. Esta implementação ainda não está 100% completa, mas já é uma realidade.

Como o Next é um computador baseado em FPGA, é possível implementar qualquer hardware, mas os mais puristas poderão argumentar que não é um chip SID real, no entanto esta capacidade mostra enorme potencial para ser implementada por exemplo na Demo Scene.

A equipa do Spectrum Next passa a contar com um programador que se dedicará ao desenvolvimento de ferramentas para a internet e também de uma API que suportará jogos multiplayer online e acesso ao Twitter.

Por último o Next irá contar com um packaging mais apelativo, 2 entradas para joystick e um curso online de programação com Jim Bagley (um dos autores deste projeto e dos clássicos Cabal e Midnight Resistance) que irá ensinar como desenvolver um jogo de raíz passo a passo.

Os atrasos iniciais do Next, deveram-se ao cuidado que os autores tiveram em querer apresentar um produto de qualidade. Este projeto sempre foi muito transparente, com publicações constantes relativas ao seu progresso, o que permitiu chegar à campanha de crowdfunding com uma motherboard finalizada e não uma ideia numa folha de papel.

Os nossos parabéns a toda a equipa por detrás deste projeto ambicioso, que deixa a comer pó todas as outras tentativas falhadas de modernizar o spectrum, como o vega ou o the recreated sinclair zx spectrum.

One spectrum to rule them all! 😉

KICKSTARTER
https://www.kickstarter.com/projects/1835143999/zx-spectrum-next